Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Cirurgia de hérnia umbilical durante a gestação: é viável?

No campo da medicina, a abordagem cirúrgica de hérnias umbilicais durante a gestação é uma questão complexa e delicada. Enquanto a cirurgia é possível em situações de emergência, surge o dilema de sua viabilidade em termos eletivos, quando o procedimento é planejado.

Neste post, exploraremos a discussão sobre a possibilidade e as recomendações relacionadas à realização dessa intervenção cirúrgica durante a gravidez. 

A cirurgia é viável?

É possível, sim, mas não é recomendável. 

Nós recomendamos que essa cirurgia seja feita somente em casos de urgência, caso haja a saída de gordura com sofrimento da mesma. Nesse caso tem que operar mesmo, porque se não essa gordura fica encarcerada e necrosa, e aí pode haver complicações mais sérias, mas em termos eletivos, programados, não recomendamos.

Por que não é recomendado?

Na urgência, somos obrigados a operar, pois, queremos salvar aquele órgão ou a gordura que está em sofrimento, mas, tem grande chance da hérnia voltar, porque a parede abdominal (barriga) continua a crescer, forçando muito aquela região em que demos os pontos, por isso a chance de reincidir de volta da hérnia é enorme.

Então, nós eletivamente não recomendamos, somente nas urgências, porque aí na urgência o espírito é outro, não é o que a gente quer de um tratamento muito seguro e definitivo, nós estamos preocupados com outros aspectos que é de diminuir o dano ao doente.

Respondendo à pergunta, sim, é possível na urgência, mas eletivamente não recomendamos.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down