Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Hérnia Inguinal durante a Gravidez: fazer cirurgia ou não?

A hérnia inguinal consiste na protrusão de parte do intestino (ou outro órgão abdominal) por meio de uma abertura na parede abdominal da virilha.

Hoje recebemos uma pergunta de uma de nossas seguidoras sobre a hérnia inguinal na gravidez e se o certo é fazer a cirurgia ou não. Acompanhe o post e descubra mais sobre!

Posso fazer a Cirurgia?

O ideal durante a gravidez é não fazer nada que possa alterar a saúde do neném, o feto é o grande beneficiado de tudo que nós vamos planejar para uma mulher que está grávida.

Então, nesse sentido, se puder ser evitado, não deve ser operado, principalmente nos primeiros 3, 4 meses da gestação, porque eventualmente vai se fazer a anestesia, pode ter queda de pressão com perda do feto.

Depois de alguns meses, o feto já está encaminhado e é muito menos suscetível a má formações, porque a gente pode ter que usar alguns medicamentos, a gente nunca sabe o que vai acontecer, então nós temos que preservar depois de alguns meses, a mãe e o feto, porque a mãe muitas vezes tem a hérnia aumentada e começa a incomodar muito.

Se preciso, como realizar a Cirurgia?

Nessas situações a gente recomenda sempre que possível fazer a cirurgia com anestesia local, porque é a que dá menos problemas, mas hoje em dia a anestesia progrediu muito e nós podemos fazer anestesias e corrigir de maneira bastante segura as hérnias, mas em última instância, a operação é em última instância. Depois do parto, se ficar a hérnia e incomodar, nós podemos fazer tranquilamente e fazer o tratamento.

Então, o ideal é não operar, se for o caso, faça repouso, fique de repouso na cama, evite esforço para não operar a hérnia que depois ela pode ser corrigida, depois que ela tiver o neném, a cavidade abdominal diminui muito, a pressão diminui muito e aquelas hérnias do umbigo, inguinais, muitas vezes se tornam bem menores e até fazer a cirurgia fica mais seguro.

Então, só devemos operar em última instância, quando houver uma necessidade muito urgente!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross