Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia de Hemorróida: pós-operatório

Durante o pós-operatório da cirurgia de hemorroida é preciso ter um cuidado redobrado com a higiene. Também é fundamental uma alimentação adequada, atenção durante a evacuação, com os curativos e comparecer à consulta de retorno para acompanhar a recuperação.

cirurgia de hemorroida pos operatorio prof dr carneiro bg
Cirurgia de Hemorróida: pós-operatório 2

A doença hemorroidária ou hemorroida, como é popularmente conhecida, é tratada inicialmente por meio de medidas conservadoras. São recomendados medicamentos e cuidados para minimizar a ocorrência de traumas e lesões no local. Porém, existem pacientes que precisam se submeter à cirurgia.

Ela é uma técnica eficiente para o tratamento desse problema, no entanto, é fundamental adotar diversos cuidados durante o pós-operatório. A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas pode levar até mesmo 120 dias. Sendo assim, quanto maiores forem os cuidados, mais rápido o local vai se recuperar. 

Preparamos este artigo para você entender como funciona o pós-operatório da cirurgia de hemorroida e o que pode ou não ser feito durante esse período. Acompanhe!

Higiene

O ânus é uma região do corpo que contém muitas bactérias, por isso, no pós-operatório da cirurgia de hemorroida é preciso uma atenção redobrada com a higiene do local. É fundamental que ele esteja sempre seco e limpo, para controlar essas bactérias e evitar possíveis inflamações ou infecções. 

Após as evacuações, o ideal é evitar o uso do papel higiênico, dando preferência para as duchas íntimas. A lavagem deve ser feita com água morna e sabão neutro. Na presença de secreção, é importante lavar o local sem esfregar a pele e secar usando o papel, mas com toques leves, sem fazer atrito.

Alimentação

Após a cirurgia de hemorroida pode acontecer um ressecamento das fezes. Isso se dá por causa de diferentes fatores, inclusive porque o próprio paciente acaba sentindo medo de evacuar e ter dor, então, evita ir ao banheiro. 

Para evitar esse ressecamento, é preciso ingerir bastante água ao longo do dia e dar preferência para uma alimentação rica em fibras. Elas estão presentes, por exemplo, em frutas, verduras e cereais integrais. Além disso, podemos estimular a evacuação com laxantes leves, mas sempre de acordo com a indicação do médico.

Curativo

É bastante comum a ocorrência de sangramentos no pós-operatório da cirurgia de hemorroida. Isso acontece devido a cirurgia ser recente, área de recuperação e cicatrização, a qual a cirurgia pode ser aberta ou fechada. 

Também pode ser mais complicado fazer curativos por causa da anatomia. Então, esses sangramentos, assim como possíveis secreções, podem ser controlados com o uso de um absorvente íntimo. Ele contribui para captar esses líquidos, evitando que o local operado fique molhado.

Manutenção

Os medicamentos serão receitados pelo médico para ajudar a controlar possíveis inflamações ou infecções, evitando que elas se manifestem; também para minimizar dores. Além dessas medicações, é recomendado ao paciente fazer os banhos de assento

Esses banhos podem ser feitos em um bidê ou uma bacia, com água morna durante cerca de 10 minutos. Ajudam como anti inflamatório local, além de manter a higiene do local e também contribuem para relaxar a musculatura, o que minimiza a ocorrência de dor e traz mais conforto durante o pós-operatório.

Evacuação

As evacuações não devem ser reprimidas para não prejudicar o funcionamento do intestino nem causar ressecamento. Entretanto, durante o pós-operatório, é preciso evitar esforços físicos, logo, o ideal é ir ao banheiro apenas se a vontade se manifestar. 

Podemos minimizar a pressão no ânus usando um banquinho para apoiar os pés. Isso vai ajudar a conseguir um ângulo apropriado para que a evacuação seja mais fácil. Lembrando que a higiene deve ser feita com a ducha, evitando o uso do papel. Além disso, nos primeiros dias depois da cirurgia o paciente pode sentir muita vontade de evacuar.

Consulta de retorno

É muito importante comparecer às consultas de retorno durante o pós-operatório da cirurgia de hemorroida. O especialista vai recomendar o melhor intervalo de tempo para esses encontros, a fim de acompanhar a cicatrização do local.

Ele também dará algumas orientações sobre cuidados, se houver necessidade de fazer adequações nas medidas que já estão sendo adotadas. Procure comparecer nas datas agendadas para ter certeza de que a recuperação está acontecendo da melhor forma, e tirar dúvidas possíveis dúvidas que surjam ao longo dos dias. 

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

É possível ter um pós-operatório mais tranquilo, mas para isso é fundamental seguir à risca todas as orientações do especialista. Adotando todas as medidas indicadas por ele, a recuperação vai acontecer sem complicações e no menor tempo possível. 

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross