Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirrose biliar primária: o que é e como tratar?

Ao fundo da imagem, há uma mulher com as mãos na barriga representando uma dor no fígado.
Cirrose biliar primária: o que é e como tratar? 2

A cirrose biliar primária é a doença responsável por danificar progressivamente os canais biliares, devido ao ataque do próprio sistema imune (sistema de defesas do organismo) e a inflamação que ocorrem nos ductos biliares.

Desta forma, a bile permanece dentro das células hepáticas, e à medida que a inflamação se espalha, desenvolve-se o tecido cicatricial, ou fibrose, distorcendo a estrutura interna do fígado.

Geralmente, a doença se manifesta em homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais frequente em mulheres entre 35 e 70 anos. Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre a cirrose biliar primária, seus sintomas e forma adequada de tratamento.

Sintomas da cirrose biliar hepática

A cirrose biliar primária surge aos poucos, de forma gradual, e mais da metade das pessoas não apresentam nenhum sintoma em seu estágio inicial. Mas, quando aparecem sinais da doença, os mais frequentes são:

  • Coceira;
  • Pele escura (ou amarelada);
  • Urina escura;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Desconforto no abdômen;
  • Problemas nas articulações;
  • Pode haver também a deficiência das vitaminas A, D, E e K.

Caso você apresente qualquer um desses sintomas, o médico deverá ser consultado, pois podem indicar também outros tipos de doenças, que só serão descobertos através de diagnóstico.

Tratamento de cirrose biliar primária

Para a cirrose biliar primária o tratamento definitivo é o transplante de fígado. Mas, existem algumas formas de tratar a doença, evitando que ela avance para um estágio mais grave.

O tratamento inclui medicamentos que ajudam a aliviar a coceira. O ácido ursodesoxicólico é indicado para reduzir os sintomas e sinais decorrentes do progresso da lesão hepática.

Como a medicação somente controla a doença, e não é capaz de curá-la, o prazo para utilizar essas medicações é indeterminado, e na maioria das vezes, o paciente reage bem ao tratamento.

A maioria dos médicos indica também o uso de suplementos vitamínicos, especialmente as vitaminas A, D, K e cálcio. E por fim, o transplante de fígado, considerado o melhor tratamento, quando a doença já está num estágio avançado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando se tem doença auto imune tem risco de ter cirrose biliar?? Doenca auto umune não tratada com nenhuma medicação a 15 anos ja?

    1. Olá, Elizabete. Cada caso é um caso. Sendo assim, seria necessário dar uma olhada nos exames para responder de forma precisa e conhecer mais a fundo o caso.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  2. Olá tudo bem...meu ultrassom deu...Vias biliares intra e extra-hepáticas com calibre conservado. Mas estou com muita coceira pelo corpo...estou preocupado com essa cirrose primária...obrigado.

    Att.
    Marco Ramos

    1. Olá, Marco. O ideal seria recorrer a um médico especialista e esclarecer essa questão.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  3. Pelo amor de Deus me ajude, meu pai esta com todos esses sintomas de colangite, já passou por inúmeros médico, fez muitas ressonâncias, tomografia, ultrassom usou antibiótico mais não tem melhora no quadro. A coçeira está insuportável já nem consegue dormir mais. Fez uso de um medicamento chamado izine ( coçeira ) mas ñ faz efeitos e os médicos nem prescreve mais remédio pra isso. Usa ursacol, mais ñ apresenta nenhum resultado. Já fez 2 CPRE e cada dia está mais fraco, estamos desesperados. Esse é um pedido de socorro. Nus ajude pelo amor de Deus.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross