Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

A gordura no fígado impede a realização da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que ajuda na perda de peso e consequentemente reduz os riscos ao fígado.

Neste post, iremos falar sobre a recomendação da cirurgia bariátrica em casos de gordura no fígado (esteatose hepática). Confira!

A cirurgia bariátrica é indicada em caso de esteatose?

A esteato hepatite não alcoólica do fígado (gordura no fígado) associada à síndrome metabólica é um problema muito sério e tem sido muito vista. Nos Estados Unidos é a principal causa de câncer de fígado e a segunda de cirrose que vai a transplante. 

Nessas situações, se a cirurgia bariátrica for bem indicada com critérios, a esteatose em si vai ser abrandada (diminuída) e às vezes até regride e desaparece. Então, converse com seu médico e saiba se você está apto para fazer essa cirurgia. 

Posso fazer a cirurgia bariátrica para diminuir a esteatose?

Se você tiver condições clínicas ótimas, pode fazer a cirurgia bariátrica tranquilamente, porque essa é uma das formas de tratar a esteatose. A perda de peso em si é a forma que nós usamos para tratar esteatose hepática e diminuir também a síndrome metabólica.

Desde que não haja contraindicação clínica, cardiológica ou qualquer outro problema, a indicação da cirurgia bariátrica é muito boa e é uma das grandes indicações.

Se você consegue alguém que tem gordura no fígado e síndrome metabólica, compartilhe esse conteúdo e continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down