Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia Bariátrica: Requisitos pré-operatórios

A cirurgia bariátrica tem forte relação com o emocional que está associado ao comportamento compulsivo.

O pré-operatório da Cirurgia Bariátrica

Obviamente que cada pessoa tem a sua maneira de conviver com os problemas de ansiedade. E algumas dessas pessoas recorrem à alimentação excessiva com forma de escape.

Apoio psicológico

Para realizar a cirurgia bariátrica nesses pacientes, é preciso ter apoio de equipes que façam uma avaliação psicológica e analise se o doente está pronto para deixar de utilizar a sua via de escape. Isso porque essa via será retirada com a cirurgia.

Apoio nutricional

Junto com o suporte psicológico, é importante que também se tenha acompanhamento com nutricionista para explicar que a compulsão alimentar deverá ser trocada, por exemplo, por algum tipo de atividade física.

Vemos muitos pacientes obesos que se tornam atletas ao derivar a ansiedade e estresse fazendo esporte. Essa atitude diminui a gordura, desenvolve a cadeia muscular, e ainda melhora a alimentação e a parte física.

Tratamento com medicamentos

Em outros casos, é possível que o psicólogo faça um tratamento, mas ache que a compulsão alimentar necessita de um suporte com medicamentos, indicando para o psiquiatra que é capaz de indicar remédios mais fortes capazes de tirar a ansiedade.

A perda de peso

Independente da via que será utilizada, sabemos que é um trabalho que pode demorar meses e a perda de peso facilita a vida do cirurgião e do paciente no pós-operatório imediato.

Os pacientes com IMC muito alto e que conseguirem perder de 6 a 10 kg antes da operação, ajudarão o cirurgião a trabalhar com mais desenvoltura e rapidez durante o processo cirúrgico porque será criado mais espaço dentro da barriga, e consequentemente, o resultado será melhor.

Além disso, o paciente consegue diminuir a pressão dentro da barriga com a perda de peso e o pulmão ventila melhor. Portanto, é um esforço que vale a pena e vai ajudar o paciente a ter um pós-operatório mais tranquilo.

Técnicas para Cirurgia Bariátrica

Existem algumas técnicas operatórias que não são mais recomendamos e outras que proporcionam maior segurança para o paciente, que é o caso do sleeve e by-pass. Porém, essas duas técnicas são aplicadas de acordo com cada caso.

A cirurgia bariátrica, quando feita por cirurgiões treinados, costuma demorar entre 1 e 2 horas. E, atualmente, o resultado é muito bom e muito tranquilizador, salvando muitas pessoas de complicações maiores.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross