Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

A Esofagite e a Gastrite podem ser sequelas do Coronavírus?

Recebemos uma pergunta sobre a esofagite e a gastrite e se elas podem ser complicações decorrentes da infecção do Coronavírus.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Onde o Coronavírus pode acometer?

O coronavírus é uma infecção viral que pode acometer todos os órgãos. Pode acometer o coração, pulmão, fígado, pâncreas e também o esôfago e o estômago, principalmente por essas infecções virais levarem a uma irritação aguda e muitas vezes temos que usar medicamentos para tratar os outros efeitos, que são remédios muito fortes e que terminam irritando muito o esôfago e o estômago.

Como tratar as Sequelas?

A gente vê bastante esta associação e em geral responde muito bem ao tratamento instituído, tem que fazer um tratamento bem feitinho para que os sintomas desapareçam depois de alguns dias que a doença melhorar, e porque nós temos que tomar medicamento, muito analgésico, muito remédio para o pulmão, às vezes toma antibiótico por consequências como efeito colateral de uma pneumonia ou de algum outro quadro e isso pode levar à piora desta esofagite.

Mas, em geral, isso ocorre de forma não muito intensa, é leve e pode ser piorada pelo uso de outros medicamentos.

Resumindo, é um quadro reversível e tudo se resolve após a resolução da COVID, mesmo que possa demorar alguns dias depois o tratamento, portanto, fiquem tranquilos!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down