Reclamar de uma queimação ou incômodo estomacal após exagerar na alimentação é algo muito comum, e com certeza todos nós já fizemos isso! Geralmente, o sintoma mais comum neste tipo de situação é a azia, que pode surgir após um cafezinho, feijoada, cerveja, entre outros alimentos ou bebidas que muitas vezes, não caem bem ao estômago. Quando isso se torna algo frequente, é necessário ficar em alerta, principalmente, sobre os alimentos ingeridos. No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto, para que você descubra qual o papel da alimentação para evitar as doenças estomacais. Acompanhe!
Hábitos alimentares x Doenças estomacais
Quando pensamos em uma má alimentação, logo percebemos que, após os 25 anos de idade, o corpo começa a mudar, ou seja, já não existe tanta facilidade em perder os famosos ‘quilinhos’ a mais. A verdade é que, esses quilos a mais não são o principal problema que a má alimentação pode causar.
Os maus hábitos alimentares são responsáveis por doenças estomacais como gastrite, e até problemas mais graves como o refluxo, que podem se tornar mais intensos, principalmente quando são ingeridos alimentos com maior acidez e também alimentos que interferem na regulação do conteúdo do estômago para o esôfago.
Sair da linha e abusar desses alimentos, de vez em quando, não causa nenhum problema, desde que uma alimentação equilibrada e exercícios físicos sejam parte da rotina.
Alimentação saudável
Um bom planejamento alimentar começa pela escolha dos ingredientes, que devem ser muito bem selecionados.
- Frutas: Consumir as regionais, da época, e variar os tipos, dando preferência às cascas e ao bagaço.
- Legumes e verduras: Variar as opções entre cruas e cozidas, e optar por folhas verdes escuras. Cozinhar com pouca água e no vapor, e se for acrescentar molho, que seja algo natural.
- Carne e ovos: Preferir carnes magras, e retirar a gordura e as peles (frango). Consumir peixe pelo menos uma vez na semana, e cozinhar o ovo ao invés de fritá-lo. Evitar alimentos embutidos, como salsicha e linguiça.
- Óleo e gorduras: Dar preferência para azeite e óleos vegetais.
- Evitar alimentos ácidos como abacaxi, laranja e café.
E não se esqueça de consultar o médico gastroenterologista, caso existam outras dúvidas sobre as doenças estomacais.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!
Gostei muito bom para saber e cuidar da nossa saúde obrigado Dr.
Muito obrigado, Mauro. Agradeço pelo comentário!
Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeiras mãos: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/
Boa noite. Tenho pangastrite alta, e gastrite antral mais nao tive cura ainda.