O pâncreas é um órgão com grande importância do corpo. Conhecer os sintomas do seu mau funcionamento pode ajudar a prevenir problemas mais sérios de saúde. Um dos mais conhecidos problemas do pâncreas é a pancreatite, que altera muitas funções digestivas e é por vezes associada a maus hábitos alimentares.
Sintomas de problemas no pâncreas
- Dor abdominal é um dos sintomas mais comuns que podem iniciar de forma súbita e aumentando gradativamente. Geralmente, acontece no centro do abdômen, onde o pâncreas está localizado, espalhando-se para a parte superior e posteriormente dorso;
- Aumento da dor quando o indivíduo se deita de costas;
- Diarreia com eliminação de gordura nas fezes;
- Náuseas e vômitos após alimentação, geralmente associados à dor.
As principais doenças do Pâncreas são:
- Diabetes Mellitus Tipo I;
- Pancreatite, aguda ou crônica
- A pancreatite crônica pode causar a Diabetes Mellitus tipo II;
- Câncer de Pâncreas.
Como cuidar bem do Pâncreas
- Faça o controle de glicemia no sangue e na urina;
- Pare de consumir bebida alcóolica e de fumar; esses hábitos alteram a glicemia e o bom funcionamento do pâncreas. O fumo também é responsável pelo câncer de pâncreas;
- Fracione sua alimentação a cada duas ou três horas;
- Jamais fique em jejum – a hipoglicemia pode ser muito prejudicial;
- Mantenha seu peso ideal – a obesidade pode complicar o tratamento do diabetes e a gordura estimula a resistência à insulina;
- Mantenha-se ativo – já é comprovado que os exercícios físicos regulares regulam a glicose no sangue;
- Evite açúcar;
- Se não é insulino-dependente, a alimentação é o primeiro passo para o controle da glicemia;
- Coma mais peixes, legumes, nozes e alimentos ricos em cromo, pois ele é necessário para o bom funcionamento do sistema de produção de insulina;
- Use alimentos ricos em fibras, pois eles evitam os picos de produção de insulina, prolongando o tempo de digestão;
- Controle a hipertensão arterial.
Os sintomas de câncer de pâncreas que muitas vezes passam despercebidos
No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de câncer. Sintomas como dor no estômago, indigestão e perda de peso muitas vezes passam despercebidos. Mas podem indicar um problema grave – que, quanto antes for identificado, mais chances tem de ser curado.
São sinais, por exemplo, do câncer de pâncreas. A doença pode ser fatal e, segundo uma organização beneficente britânica, um em cada três adultos acaba ignorando seus sintomas.
Conheça os sinais
Atualmente, apenas uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas sobrevive mais do que cinco anos. Isso acontece principalmente porque os pacientes são diagnosticados tardiamente, quando as opções de tratamento já são muito limitadas, segundo a Pancreatic Cancer UK, organização que luta contra esse tipo de câncer no Reino Unido.
Uma pesquisa feita pela organização com 4 mil adultos mostra que o conhecimento sobre os sintomas da doença ainda é muito reduzido.
No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de câncer – e 4% das mortes causadas pela doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É mais comum em pessoas acima de 60 anos e tem maior incidência entre homens.
Sintomas comuns do câncer de pâncreas incluem:
- Dor no estômago e nas costas
- Perda de peso sem motivo
- Indigestão
- Mudança nos hábitos intestinais, como fezes que flutuam
- Outros indícios são:
- Perda de apetite
- Icterícia (pele ou olho amarelado)
- Sensação de estar doente
- Dificuldade de engolir
- Diagnóstico recente de diabetes