Sabemos que dor e desconforto abdominal estão na lista de sintomas que, muitas vezes, sinalizam problemas no trato gastrointestinal. Mas, será que esses também podem ser sinais de câncer de intestino?
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer essa questão. Continue nos acompanhando!
O que é o Câncer de Intestino?
Câncer de intestino é uma doença que se desenvolve no cólon e reto, sendo comum em indivíduos com mais de 50 anos de idade, a partir de pólipos semelhantes a uma verruga.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tipo de câncer mais frequente na população brasileira e acomete tanto o sexo masculino, quanto o feminino.
Geralmente, a doença tem início como uma lesão benigna, o pólipo, que evolui lentamente até se transformar em um tumor maligno e causar sintomas.
Quais são os fatores de risco?
Obesidade e alimentação rica em proteína animal e gordura são alguns dos fatores de risco. Além de outros, como por exemplo:
- Idade avançada;
- Histórico familiar;
- Alimentação pobre em verduras;
- Doença inflamatória intestinal (Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn).
Principais sintomas de Câncer de Intestino
A constipação e/ou diarreia estão entre os principais sintomas. Os hábitos intestinais tendem a mudar quando são feitas alterações na alimentação ou em situações de estresse. Mas, se o seu intestino estiver solto demais ou preso sem haver uma causa aparente e de maneira persistente, é fundamental que o médico gastroenterologista seja consultado.
Também podem ocorrer alterações no formato das fezes e aparecer sangue. No primeiro caso, elas podem ser longas ou finas, em formato de lápis, indicando complicações. Quando aparecem com sangue, ele pode ter uma coloração viva ou escura. Ambos os sintomas devem ser investigados.
O indivíduo pode, ainda, perder peso de maneira não intencional.
Os sintomas de câncer no intestino variam de acordo com a gravidade da doença.
Por fim, dor e desconforto abdominal, que são provocados pelo bloqueio do intestino devido ao acúmulo de fezes que não conseguiram fazer o seu caminho normalmente.
Quando esses sintomas forem persistentes, é importante consultar o médico.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário para que possamos esclarecer!