Fale conosco

Colangite causada por estenose: diagnóstico e tratamento

Índice

Colangite é uma inflamação das vias biliares dentro do fígado. A bile produzida e secretada pelo fígado vai passar pelos colangios, depois pelos dutos hepáticos, vias biliares principais, colédoco e por fim, chega ao duodeno. Nesse canal por onde a bile passa pode ter alguma estenose.

Estenose é um estreitamento que, na grande maioria das vezes, pode ser causado após uma colecistectomia (cirurgia de retirada do cálculo da vesícula) ou por um cálculo que se formou dentro desse canal que leva a bile ao fígado.

Tratamento da colangite causada por estenose

Via endoscópica

Primeiramente, o tratamento consiste em remover a estenose. Normalmente, isso ocorre por via endoscopia através de stents para o fechamento da via biliar (mesmo procedimento para o fechamento da coronária).

Via transhepática percutânea

Em alguns casos, o fechamento é muito extenso e acaba não sendo possível remover por via endoscópica. Assim, podemos optar pela punção do fígado introduzindo um cateter por dentro do canal que leva a bile ao fígado através da punção externa do fígado.

Cirurgia

Caso nenhum desses tratamentos seja possível, resta a cirurgia. A cirurgia pode ser robótica, por vídeo ou aberta. Realiza-se a ressecção da estenose, abrem o estreitamento colocando uma alça de intestino e a bile volta a drenar por outro caminho.

Resumindo, tentamos tratar a estenose por via endoscópica ou por via transhepática percutânea. Caso nenhum desses tratamentos seja possível, podemos recorrer para a cirurgia.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!