O robô é um progresso imenso. Na área urológica, a cirurgia de próstata hoje é considerada como padrão ouro. Existem alternativas, mas os urologistas consideram que a maior indicação e padrão ouro seria a cirurgia robótica pelas vantagens que teria.
E também, na área do aparelho digestivo o robô trouxe um progresso muito grande para nós. O robô facilita o acesso à cirurgia, nós realizamos lá dentro a mesma técnica, a mesma reconstrução e a mesma maneira que nós operamos para retirar com os mesmos cuidados, tanto por via aberta e laparoscópica, quanto o robô.
Só que existem algumas regiões em que o acesso é muito facilitado pelo robô, pelas suas articulações e pela sua magnificação. A imagem na laparoscopia é aumentada, porém, o robô une duas outras imagens nos dando uma profundidade de visão 3D melhor. Sendo assim, existem algumas cirurgias em que o robô realmente ganha espaço porque facilita muito.
Quando a cirurgia robótica é indicada?
Vesícula biliar
Na vesícula, eu não vejo vantagem nenhuma em usar a cirurgia robótica porque a cirurgia laparoscópica tem um acesso muito facilitado e tradicional. A robótica não tem benefício nenhum, só torna mais caro o procedimento.
Hérnia de hiato
Na hérnia de hiato esofágica temos utilizado o acesso da robótica com um grande benefício.
Bariátrica
Nas cirurgias bariátricas, como sleeve, gastrectomia vertical, também o robô facilita muito esse acesso e torna mais dinâmico e ágil a realização, porém, também é muito padronizada por via laparoscópica e tem muitos cirurgiões com grande experiência que realiza por via laparoscópica com bom resultado. Acho que só iria encarecer, sendo não muito vantajoso.
Esofagectomia
Na hérnia de hiato já existe uma segurança muito grande, assim como nas esofagectomias ou reoperações do esôfago, a cirurgia robótica traz um grande benefício.
Cirurgias pancreáticas
Também nas cirurgias pancreáticas de secções mais amplas, temos uma boa vantagem com a cirurgia robótica sobre a laparoscópica. Aqui fica claro que o robô tem uma vantagem sobre a videolaparoscopia.
Colectomia
Nas colectomias, cirurgias do colo, principalmente quando envolve o reto, o robô também facilita muito, porque é perto da região da próstata em que a pélvis, principalmente no homem, é menor e o acesso por robótica nos traz um grande benefício.
Resumindo
Nas cirurgias do esôfago a robótica tem um grande benefício. Na bariátrica eu diria que o benefício não é tão grande. Na vesícula não há vantagem. No pâncreas há uma grande vantagem com a abordagem robótica.
No intestino pode ser laparoscópico ou robótico, porém, não existe mais vantagem, mas quando se faz a cirurgia do reto o robô tem uma grande vantagem.
Nas hérnias, dependendo do tamanho e se existe cirurgia prévia ou não, o robô pode ser muito útil. Em alguns casos de hérnia de eventração nós temos usado o robô porque operar as hérnias abdominais e diástases do reto o robô facilita muito a cirurgia, mas temos que ver caso a caso.
Veja, o robô encarece o custo, por isso não devemos usar em todas as cirurgias, mas em algumas cirurgias existe um grande benefício.