Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia robótica no aparelho digestivo

O robô é um progresso imenso. Na área urológica, a cirurgia de próstata hoje é considerada como padrão ouro. Existem alternativas, mas os urologistas consideram que a maior indicação e padrão ouro seria a cirurgia robótica pelas vantagens que teria.

E também, na área do aparelho digestivo o robô trouxe um progresso muito grande para nós. O robô facilita o acesso à cirurgia, nós realizamos lá dentro a mesma técnica, a mesma reconstrução e a mesma maneira que nós operamos para retirar com os mesmos cuidados, tanto por via aberta e laparoscópica, quanto o robô.

Só que existem algumas regiões em que o acesso é muito facilitado pelo robô, pelas suas articulações e pela sua magnificação. A imagem na laparoscopia é aumentada, porém, o robô une duas outras imagens nos dando uma profundidade de visão 3D melhor. Sendo assim, existem algumas cirurgias em que o robô realmente ganha espaço porque facilita muito.

Quando a cirurgia robótica é indicada?

Vesícula biliar

Na vesícula, eu não vejo vantagem nenhuma em usar a cirurgia robótica porque a cirurgia laparoscópica tem um acesso muito facilitado e tradicional. A robótica não tem benefício nenhum, só torna mais caro o procedimento.

Hérnia de hiato

Na hérnia de hiato esofágica temos utilizado o acesso da robótica com um grande benefício.

Bariátrica

Nas cirurgias bariátricas, como sleeve, gastrectomia vertical, também o robô facilita muito esse acesso e torna mais dinâmico e ágil a realização, porém, também é muito padronizada por via laparoscópica e tem muitos cirurgiões com grande experiência que realiza por via laparoscópica com bom resultado. Acho que só iria encarecer, sendo não muito vantajoso.

Esofagectomia

Na hérnia de hiato já existe uma segurança muito grande, assim como nas esofagectomias ou reoperações do esôfago, a cirurgia robótica traz um grande benefício.

Cirurgias pancreáticas

Também nas cirurgias pancreáticas de secções mais amplas, temos uma boa vantagem com a cirurgia robótica sobre a laparoscópica. Aqui fica claro que o robô tem uma vantagem sobre a videolaparoscopia.

Colectomia

Nas colectomias, cirurgias do colo, principalmente quando envolve o reto, o robô também facilita muito, porque é perto da região da próstata em que a pélvis, principalmente no homem, é menor e o acesso por robótica nos traz um grande benefício.

Resumindo

Nas cirurgias do esôfago a robótica tem um grande benefício. Na bariátrica eu diria que o benefício não é tão grande. Na vesícula não há vantagem. No pâncreas há uma grande vantagem com a abordagem robótica.

No intestino pode ser laparoscópico ou robótico, porém, não existe mais vantagem, mas quando se faz a cirurgia do reto o robô tem uma grande vantagem.

Nas hérnias, dependendo do tamanho e se existe cirurgia prévia ou não, o robô pode ser muito útil. Em alguns casos de hérnia de eventração nós temos usado o robô porque operar as hérnias abdominais e diástases do reto o robô facilita muito a cirurgia, mas temos que ver caso a caso.

Veja, o robô encarece o custo, por isso não devemos usar em todas as cirurgias, mas em algumas cirurgias existe um grande benefício.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu sonho era de fazer a Cirurgia com o Dr. Carneiro, mas ja tentei de todas as maneiras encontrar recursos para pagar pela mesma, mas já se passaram um bom tempo e não consegui. Ja fiz consulta com o Dr. e o diagnóstico é de cirurgia, inclusive ja foi passado até orçamento. Dr. muito gente boa fez até um bom desconto, mas mesmo assim não consegui recursos. Evidente que o Dr. estudou tanto para para chegar onde chegou e é mais que justo o valor cobrado, e o maior problema não é nem pagar o Dr. porque ele ja fez um bom desconto, o grande problema é pagar o hospital e materiais. Então estou a espera e muito preocupado, porque parece que são poucos os médicos que tem o conhecimento e habilidade do Dr. Luiz Augusto. Que Deus continue abençoando sua vida e família e de muita saúde para continuar ajudando as pessoas. Quanto a minha cirurgia creio que Deus vai preparar alguém no momento certo. Grande abraço fique com Deus e continue fazendo esta matérias tão valiosas para que precisa esclarecimentos.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross