Como ocorre a colangite biliar?
Existe um canal que vai do fígado para o intestino e leva à bile. Esse canal tem como o apêndice uma ligação com a vesícula, a vesícula pode ficar doente e produzir pedras, essas pedras podem sair e se alojarem no canal do colédoco levando a uma colangite de origem biliar. Essa é a causa mais comum de pancreatite em mulheres.
Outras doenças
Mais raramente, existem outras doenças chamadas de colangite esclerosante, são doenças primárias da via biliar. São entidades mais complexas e precisam de tratamentos mais complexos. Muitas vezes o diagnóstico é difícil e tem que se excluir a causa de pedra na vesícula como causa principal.
Essa doença é muito mais complicada e pode terminar até em formas de cirurgias complexas no futuro. Porém, durante muitos anos a ideia inicial é que se trate de maneira medicamentosa.
Tratamento
Nós podemos resolver a colangite biliar operando a vesícula e tirando o cálculo.
Se houver algum problema na papila duodenal, que é onde desemboca esse canal no intestino, nós podemos resolver por via endoscópica. Essa é uma solução mais corriqueira e que se consegue resolver no nosso dia a dia.
Caso você tenha essas doenças, procure um especialista, um médico de fígado para explorar melhor essa doença com você.