Colangite Esclerosante

A colangite esclerosante é uma doença auto imune, onde o próprio organismo passa a reconhecer uma parte do fígado como não sendo dele e passa a ataca-lo.

Então é uma doença auto imune, que ataca os canais biliares, o canal em que a célula produz bile e que vai para o intestino através de canais pequenos, que se tornam maiores como um rio e “desaguam” no intestino.

A inflamação desses canais do fígado, levam a Colangite Esclerosante. Essa inflamação, se não tratada, pode se estender e depois levar a uma lesão do fígado. Então você pode ter um repercussão do fígado, mas ela não é muito grande.

O doente fica com:

  • Olhos amarelos
  • Urina escura
  • Fezes claras

Esse quadro, se não tratado, evoluí para formas muito graves.

Na grande maioria das vezes é uma doença que se trata com medicamentos muito específicos, que diminuem a imunidade e assim diminuem essa agressão.

Alguns pacientes tem formas mais agressivas que mesmo com o tratamento, podem evoluir para formas crônicas e eventualmente precisarem de transplante.

Faz-se o transplante, pois existem complicações nesses canais, nessas vias biliares que começam a represar e inflamar, podendo até levar a uma infecção. Muitas vezes é necessário colocar drenos através da pele por dentro do fígado ou por via endoscópica e por isso esses doentes podem acabar e transplante.

Então é uma doença auto imune, onde o organismo vê aquela parte como não sendo dele e tenta destruir os canais biliares e em funções disso pode-se ter diferentes níveis de complicação, a depender das defesas e das características de cada um.

De qualquer maneira é uma doença benigna e quando nada resolve, podemos terminar em transplante, que trás resultados excelentes nessa doença.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
Fale pelo Whatsapp