Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Você conhece a função do pâncreas?

Função do Pâncreas – Por Prof. Dr. Luiz Carneiro
Você conhece a função do pâncreas? 2

Localizado na região superior do abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, o pâncreas é uma glândula de 15 a 25 centímetros de extensão e faz parte do nosso sistema digestivo.

Anatomia do pâncreas

Anatomicamente, o pâncreas pode ser dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda.

O pâncreas é um órgão que possui duas funções importantes: endócrina, que produz a insulina – hormônio responsável por controlar os níveis de glicemia do sangue -, e exócrina, incumbida de produzir as enzimas relacionadas à digestão e absorção dos alimentos que consumimos.

No entanto, algumas doenças podem afetas suas funções, entre elas estão pancreatite aguda e crônica, diabetes e o câncer.

A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, de modo agudo ou crônico. É necessário ressaltar que o consumo de álcool está associado diretamente à grande parte dos casos desta doença. Esta forma é mais comum nos homens do que nas mulheres e costuma se desenvolver entre 30 e 40 anos de idade.

A pancreatite aguda pode se originar a partir dos cálculos biliares (pequenas pedras que se formam na vesícula biliar). Já, no caso de pancreatite crônica, a causa mais comum é o uso abusivo do álcool.

Quando os indivíduos ingerem bebidas alcoólicas em grandes quantidades e por um longo período de tempo, há alterações no pâncreas. Isso causa mudanças no parênquima pancreático, levando à fibrose e endurecimento do pâncreas, e consequente atrofia deste órgão. Além disso, há situações de pacientes com a pancreatite crônica que tem surtos de pancreatite aguda.

Outro grande problema que pode afetar o pâncreas é o câncer. O seu tipo mais comum é o adenocarcinoma, originado no tecido glandular, sendo responsável por mais de 90% dos casos diagnosticados pelos médicos, e pode ser relacionado ao tabagismo.

Esta doença atinge praticamente na mesma proporção homens e mulheres, em geral, com mais de 50 anos de idade, especialmente os mais velhos, entre os 65 e os 80 anos. Ele é bastante raro em pessoas com menos de 30 anos de idade.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross