Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Um paciente transplantado pode ter filhos?

Pacientes transplantados hoje em dia podem ter filhos, porém há diversas recomendações e precauções necessárias que devem ser vistas com o seu médico para a realização desse processo.

Neste post, explicamos se os pacientes transplantados podem ou não ter filhos, recomendações e precauções que devem ser tomadas durante esse processo. Acompanhe! 

Pacientes transplantados podem ter filhos? 

A pergunta agora é: "Pacientes transplantados podem ter filhos?" Essa pergunta é muito comum, porém hoje é um problema resolvido, já que nós temos muitas transplantadas que tiveram alguns filhos, não apenas um. 

Recomendações

Nós recomendamos a esses pacientes que usam medicações crônicas, realizar uma adaptação a medicação, para que não haja má formações congênitas; então recomenda-se que seja feita uma programação junto com o médico, especialista, buscando adaptar e mudar os remédios, a fim de que não ocorra intercorrências em sua gestação e também para que seu filho seja normal, sem nenhuma complicação decorrente de algum uso desses medicamentos. 

Se você é transplantado, procure um médico, converse com ele, se programe, faça uma adaptação, a imunossupressão, para depois engravidar.

Precauções e Alertas 

Existem alguns pacientes em situações clínicas, em que tenham alguma disfunção ou algum problema de enxerto, alguma patologia associada ao transplante que pode aumentar muito as complicações; esses casos devem ser discutidos com o médico, pois podem existir riscos associados, que tornam a gravidez mais perigosa. 

Então, é interessante realizar um segmento com o seu médico no pós operatório e conversar detalhadamente com ele, para que a sua gravidez seja normal e sem eventos negativos.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down