Nós vamos falar um pouco sobre transplante multivisceral, o que é e quando é indicado.
O que é transplante multivisceral?
O transplante multivisceral é o transplante de múltiplos órgãos da cavidade abdominal. De múltiplas vísceras abdominais.
Quais são as vísceras que são transplantadas no transplante multivisceral?
- Estômago,
- Duodeno
- Intestino delgado
- Parte do intestino grosso
- Pâncreas
- Fígado
Vejam que é uma cirurgia monumental, você tirar tudo isso de uma pessoa e colocar esses mesmos órgãos que vem de um doador, para esse que está recebendo.
Qual doença causa o Transplante Multivisceral?
Existem muitas doenças que levam à perda de todo o intestino, até cerca de 20-30 anos atrás essas doenças eram fatais, quando acontecia a perda desse montante de órgãos o doente falecia.
Depois se começou a ter recursos de manter o doente em jejum durante meses e anos, isso os mantinha vivo, mas a própria alimentação parenteral prolongada domiciliar podia levar uma destruição do fígado, e hoje isso se corrigiu também.
Nós fomos evoluindo e existem outras doenças que podem levar a necessidade do transplante multivisceral.
Alguns tumores que ocorrem em jovens, mais raramente, principalmente os tumores neuroendócrinos e os tumores desmoplásico, uma são tumores bastante infiltrativos e agressivos e que tem o índice de malignidade baixo, mas são muito infiltrativos e mais recentemente um outro problema enorme que é o entupimento de todos os vasos venosos da veia porta, da veia esplênica veia mesentérica, uma doença que por um motivo que pode ser genético ou outra causa que gera o entupimento todos os vasos do intestino e que não tem como o sangue drenar, os paciente tem barriga d’água, tem hemorragia digestiva e então é preciso trocar todos os órgãos doentes do aparelho digestivo.
Onde é feito o Transplante Multivisceral?
É um transplante de indicação muito mais rara, o Brasil já faz em alguns centros, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ambos em São Paulo, já tem credenciamento do Ministério, mas isso também é um transplante que não é pago e incluído na lista do SUS, então são hospitais que tem um credenciamento direto, por um número limitado de casos e que o ministério da saúde financia.
Em criança é muito mais comum o transplante de intestino e mais raramente o multivisceral, e também existem serviços credenciados do ministério.
Então na dúvida para o transplante multivisceral de intestino, vocês consultem o Sistema Nacional de Transplante. Nós vamos deixar um link aqui para vocês e essas dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao Ministério, que tem feito uma centralização dos casos e informando para os serviços e para onde encaminhar esses casos.