A síndrome de Budd-Chiari é uma doença hematológica, ou seja, as veias que saem do fígado entopem e o sangue não consegue sair, e o fígado começa a crescer levando a uma doença crônica do fígado.
Quando a doença é diagnosticada precocemente, é possível desobstruir as veias com anticoagulação, ou se for recente, com drogas fibrinolíticas.
Eventualmente, essa doença se instala e a pessoa só descobre quando tem outra doença associada. Portanto, a investigação e o tratamento devem ser feitos, caso contrário, a doença pode progredir ainda mais.
Qual especialidade trata a síndrome de Budd-Chiari?
Quando há suspeita de Budd-Chiari, nós temos que encaminhar para o hematologista para fazer uma pesquisa e descobrir qual doença ocasionou isso, pois existem vários tipos.
Então, o segmento passa a ser junto com o médico hematologista e também com o médico do fígado porque se trata também de uma doença crônica do fígado.
Como tratar a síndrome de Budd-Chiari?
Existem algumas manobras que resolvem o problema dessa obstrução da veia, uma delas é o TIPS, um stent colocado na veia porta, que entra no fígado, e a cava, que sai do fígado.
Isso tende a melhorar a evolução da doença, mas o TIPS deve ser implantado e seguido por um especialista porque é um procedimento muito complexo.