Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Quem fez bariátrica pode fazer transplante de fígado?

O transplante de fígado é necessário em situações de doenças hepáticas avançadas, onde o órgão perde sua funcionalidade. Na obesidade, a esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) pode progredir para cirrose, demandando um transplante em estágios críticos. A cirurgia bariátrica, apesar de auxiliar em muitos casos, não elimina totalmente o risco.

Neste post, vamos explorar se é possível realizar um transplante de fígado após a cirurgia bariátrica, destacando a relação entre a esteatohepatite e a obesidade, além de abordar as opções e considerações médicas associadas a esse cenário. Continue lendo para entender!

Transplante de fígado em pessoas com bariátrica nos Estados Unidos

Hoje, a maior causa de transplantes nos Estados Unidos é a esteatohepatite, uma das consequências da obesidade e que muita gente trata com cirurgia bariátrica.

A pergunta lá nos Estados Unidos e que gera uma discussão muito grande, é se faz-se a bariátrica antes do transplante, durante o transplante ou depois o transplante. No caso de cirurgiões e serviços mais ousados, se o transplantado não for quem vai receber o fígado muito grave, pode-se até fazer ao mesmo tempo.

Na minha experiência nós não fazemos o transplante ao mesmo tempo em que se faz a bariátrica, porque a maioria dos pacientes que nós tratamos aqui no Estado de São Paulo, são com muita gravidade, então não dá para misturar os procedimentos. 

MASH

Quando feito previamente e o doente evolui para um MASH, que é uma metabolic and alcoholic steatohepatitis, ou seja, uma esteatose hepática por causa metabólica ao álcool ou não álcool, isso faz com que a gente transplante normalmente.

Esse ano, eu mesmo fiz dois ou três casos de pacientes bariátricos de muitos anos, de 15/16 anos ou mais, alguns que foram até reoperados por reganho de peso e fizeram uma segunda cirurgia laparoscópica por reganho de peso e que foram ao transplante.

Conclusão

Então, objetivamente a resposta é: aqueles que fizeram cirurgia bariátrica podem sim fazer transplante de fígado. Se houver alguma complicação associada, aí caso a caso tem que ser analisado, mas, de maneira geral, nós podemos fazer o transplante sim em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica previamente.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down