Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Qual é a função do fígado?

Qual é a função do Fígado? Prof Dr Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque
Qual é a função do fígado? 2

Composto por milhões de células, o fígado é considerado um dos órgãos mais importantes do sistema digestivo, já que é responsável, principalmente, por metabolizar e armazenar nutrientes do organismo. Pesa em torno de 1.300 a 1500 gramas no homem e um pouco menos, cerca de 200 gramas nas mulheres.

As principais funções do fígado são:

  • produção da bile;
  • síntese do colesterol;
  • armazenamento e liberação da glicose;
  • desintoxicação do organismo;
  • transformação de amônia em ureia;
  • processamento de drogas e hormônios;
  • metabolismo das proteínas;
  • destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, entre outras.

Localizado na parte superior direita do abdômen, é um órgão vital, pois o ser humano não pode sobreviver sem ele.

E, apesar de ter uma ótima capacidade de recuperação, algumas doenças podem provocar insuficiência hepática, levando o paciente ao óbito. Nestes casos, pode ser que haja a indicação médica para ser feito o transplante de fígado.

A principal causa da necessidade de transplante é a cirrose hepática, que provoca um dano irreversível das células do fígado. A doença acontece quando a anatomia normal do órgão é substituída por tecido de cicatrização, o que deteriora sua função. Ela pode ser causada por diversos motivos: hepatite B, hepatite C, hepatite autoimune, álcool, cirrose biliar primária, colangite esclerosante e cirrose biliar secundária.

Hepatite B

A hepatite B, por exemplo, é causada pelo vírus B, conhecido como VHB. Ao entrar no nosso organismo, o vírus ataca as células do fígado, e se multiplica, provocando a inflamação do órgão.

Ao ser contaminado, por meio do sangue, da saliva, do sêmen e das secreções vaginais, o indivíduo pode desenvolver a hepatite aguda, a hepatite crônica, e a hepatite fulminante - que é a forma mais grave da doença e pode levar ao óbito rapidamente.

Hepatite C

Por sua vez, a hepatite C é uma doença viral, que também causa a inflamação do fígado. O problema é que, na maioria das vezes, não há sintomas e o paciente não percebe o problema no organismo. Seu vírus, o VHC, pode ser transmitido principalmente por sangue contaminado.

Contato sexual, via perinatal, de mãe para filho, compartilhamento de seringas ou de instrumentos na manicure, pedicure e piercings também são formas importantes de transmissão da doença.

Portanto, há várias doenças que podem causar deterioração do fígado e levar à necessidade de transplante. É sempre importante cuidar da saúde, ter hábitos saudáveis e fazer exames de rotina, para detectar possíveis problemas precocemente.

Deixe seu comentário abaixo

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia..
    Meu filho e cardiopata congênito nasceu com hipoplasia de VD e atresia pulmonar precisou fazer três cirurgias e uma delas a última foi o Fontan mas de uns três anos p cá seus olhos estão ficando muito amarelo já foi feito um exame de ultrassom q não deu nada,estou muito preocupada

    1. Olá, Maria. O mais indicado é procurar um médico que avalie esse caso e consiga propor algumas medidas de tratamento de acordo com o quadro clínico do seu filho. Infelizmente não consigo dar uma resposta mais precisa, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico, espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

  2. Bom dia,

    Gostaria de saber se o chá natural caseiro _ exemplo: infusão de limão com tomilho_ sobrecarrega e pode fazer mal para o fígado?

    1. Olá, Gláucia. Cada caso é um caso. Isso varia do histórico clínico de cada paciente. O ideal é procurar o seu médico de confiança que possui um conhecimento maior sobre o seu quadro e esclarecer essa questão. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

    2. Olá, meu filho de 1 mês e 24 dias está com icterícia, exame de sangue Bilirrubinas deu alteração, total=10, direta=0,90 e indireta =9,10, qual o risco para ele?

      1. Olá, Jenifer. Para responder essa dúvida com mais precisão, necessito de todos os exames em mãos e conhecimento a fundo no caso. Sendo assim, o ideal é retornar ao médico que acompanha o seu filho e esclarecer essa questão!

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Olá Doutor, gostaria de saber sobre os efeitos da Azatioprina para quem a toma durante 3 anos. Minha filha tem hepatite autoimune tipo 1. Ela tem 12 anos. Agora apareceu Artrite Reumatóide Idiopática Juvenil. Está tomando Reuquinol também. Me preocupo com a Azatioprina, pelo fato dela está tomando há bastante tempo.

    1. Olá, Samiraa. A Azatioprina pode dar diversos efeitos colaterais, porém, varia de acordo com cada caso. O ideal seria retornar ao médico que acompanha a paciente e esclarecer essa questão, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e o único que poderá sugerir alguma medida a ser tomada.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  4. bom dia dr. ja tive diversas vezes sangue na urina toda vez procuro meu urologista e eu fasso ultra som do sistema urinario completo e nada e diagnosticado . tenho hiperplasia benigna ja fiz raspagen uma vez e minha prostata tem aproximadamente 45g suspeito que este sangue possa estar vindo da prostata o que voce acha.

    1. Olá, Francisco. Para eu dar uma resposta precisa sobre o seu caso, necessitaria de todos os seus exames em mãos para analisar com cautela e assim, descobrir a causa do problema. O que eu posso indicar é procurar um profissional especializado e esclarecer essa questão.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross