A colonoscopia é um procedimento que possibilita a visualização da parte interna do cólon (intestino grosso) e do reto, sendo uma análise fundamental para o diagnóstico precoce de lesões que podem acometer essa região.
Se você vai realizar esse exame, continue nos acompanhando e entenda como funciona e qual a preparação!
Afinal, como funciona a colonoscopia?
Conhecida também como endoscopia digestiva baixa, a colonoscopia é responsável por examinar o intestino grosso, reto e, muitas vezes, alguns centímetros da parte final do intestino delgado.
Durante o procedimento, é utilizado um aparelho denominado colonoscópio, sendo ele fino e flexível em formato de tubo, com uma câmera e luz em sua ponta.
Através da câmera e da luz, as imagens da região são registradas e transmitidas em uma tela, permitindo a análise médica.
Quando a colonoscopia é necessária?
Conforme dissemos, a função da colonoscopia é diagnosticar doenças que possam se desenvolver no intestino grosso ou no reto, sendo indicada, principalmente, quando o paciente relata sintomas como:
- Diarreia e abdominal;
- Mudança no padrão das fezes;
- Sangramento nas fezes;
- Perda de peso inexplicada.
Geralmente, o exame ajuda na identificação de pólipos, ou seja, o crescimento anormal de tecido na membrana mucosa, além da retocolite ulcerativa, Doença de Crohn e por fim, o câncer colorretal, que é potencialmente curável em estágio inicial.
Mesmo com a ausência de sintomas de câncer, muitas vezes o exame é indicado. Quando existe histórico familiar, o indivíduo deve realizar o exame ao menos dez anos antes da idade que o parente tinha ao ser diagnosticado.
Como se preparar para a colonoscopia?
Antes da colonoscopia, é necessário um preparo cuidadoso para limpar o cólon. Abaixo, vamos destacar algumas orientações gerais:
Dieta especial
Geralmente dois dias antes do exame, o paciente precisa seguir uma dieta específica, evitando alimentos que deixem mais residuos.
Limpeza intestinal
O médico deve prescrever um laxante para limpar completamente o cólon.
As instruções devem ser seguidas cuidadosamente e deve-se ingerir bastante água para evitar a desidratação.
Suspender medicamentos
É importante que o paciente informe ao médico sobre todos os medicamentos que está tomando para obter as orientações específicas. Isto porque alguns medicamentos devem ser suspensos ou ajustados temporariamente, como anticoagulantes.
Após o exame, o paciente fica um pouco sonolento, portanto, ele deve ir acompanhado para a realização do procedimento.
Lembre-se de seguir as instruções específicas dadas pelo médico, uma vez que o cumprimento adequado das instruções de preparo é fundamental para garantir uma colonoscopia adequado e não precisar repetir todo esse processo .
Ainda possui alguma dúvida sobre o exame? Deixe o seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o conteúdo!