Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Pancreatite pode voltar após a retirada da vesícula?

O que é Pancreatite?

80% das pancreatites em mulheres são de origem biliar, é uma pedrinha dentro da vesícula que pode se movimentar e ao tentar chegar ao intestino, no meio do caminho existe a papila duodenal, a pedra pode arranhar ou impactar essa papila e levar à pancreatite, pois o canal que vem do pâncreas desemboca junto com o canal da bile no duodeno.

A cirurgia

Muitas dessas pancreatites de origem biliar são tratadas através da retirada da vesícula (colecistectomia). Essa cirurgia resolve o problema porque não tendo mais vesícula não se forma o cálculo.

Eventualmente, pode ser consequente à formação de cálculos da vesícula, porém existem outras doenças que também podem ocasionar esse problema. Nessas situações, de 10 a 20% das vezes nós temos que procurar outras causas e que podem ser recorrentes. Em quase 100% das vezes quando nós fazemos a retirada da vesícula nós interrompemos a causa.

A resposta é: com a operação da vesícula nós resolvemos a grande maioria dessa condição!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down