O que é
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas que pode ser aguda ou crônica. Entenda as diferenças:
Pancreatite aguda
A pancreatite aguda é causada mais frequentemente em mulheres, por um pequeno cálculo da vesícula que migra e passa no canal da entrada do intestino junto da bile com o pâncreas.
No geral, o cálculo evacua e essa inflamação sede. Geralmente de evolução benigna. A aguda pode ser por algumas situações que nós temos no dia a dia. Às vezes, uma grande ingestão de álcool ou medicação pode dar pancreatite aguda.
Pancreatite crônica
Nos homens a causa mais frequente é o álcool, em grande quantidade por um longo período. O mais comum é que essas lesões sejam crônicas no homem.
A pancreatite crônica muito antiga pode levar ao câncer.
Às vezes, o diagnóstico é difícil e a inflamação é tão grande que não se sabe se é inflamação simples ou câncer.
Mas não é a causa mais frequente. A causa mais frequente se referente a algum fator genético ou pelo fumo.
Novas drogas
As novas drogas para o tratamento do colesterol, esteatose que nós usamos, são drogas que estimulam a produção de insulina. É muito difícil que deem uma pancreatite.
É comum ouvir que existe essa limitação pelo uso de hipoglicêmicos orais que podem levar a pancreatite.
Na minha experiência, nunca presenciei , acho que é seguro e a descrição é de alergia ao medicamento, como qualquer remédio.
Você pode usar um diurético que é possível dar pancreatite. Remédio para o coração pode dar pancreatite. Remédio para colesterol também pode dar pancreatite.
Não se deve limitar o uso por esse medo. É bastante seguro e pode usar se esse for o seu receito.
O câncer de pâncreas não é decorrente de uma pancreatite. O câncer de pâncreas tem mecanismos que são mais genéticos e ligados ao fumo do que a pancreatite.