Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que é o transplante multivisceral?

O transplante multivisceral tem ganhado espaço nos últimos anos, devido a melhora das estruturas hospitalares, permitindo que se façam transplantes dessa magnitude.

Neste post, explicamos o que é o transplante multivisceral, quais órgãos são transplantados e o cenário do Brasil em relação a esse procedimento. Acompanhe! 

O que é transplante multivisceral?

O transplante multivisceral é a troca de todos os órgãos abdominais na sua concepção pura, mas, existem algumas variações, em que é possível não trocar todos os órgãos.

Esse transplante envolve 7 órgãos abdominais, que são os seguintes:

-Estômago;

-Duodeno;

-Intestino delgado;

-Parte do intestino grosso;

-Pâncreas;

-Fígado.

Hoje as chances de sobrevidas são boas, onde o procedimento permite que o doente sobreviva e tenha uma vida muito normal no pós-operatório, depois de alguns anos.

Transplante multivisceral no Brasil

No Brasil, existem alguns centros credenciados, como em São Paulo, no hospital Albert Einstein e no Hospital das Clínicas, que tem autorização ministerial para fazer transplantes multiviscerais.

Existem outros centros sendo credenciados em outras capitais do país, mas para isso, o hospital deve ter uma estrutura enorme de UTI, uma boa infraestrutura médica e muita gente envolvida.

Caso tenha alguma dúvida sobre o transplante multivisceral, deixe nos comentários que iremos responder! Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para que saibam sobre a possibilidade do procedimento.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down