Fale conosco

O que Causa Pedra na Vesícula?

Índice

O assunto de hoje é pedra na vesícula e o que causa pedra na vesícula.

Causas da Pedra na Vesícula

Existem algumas doenças que podem causar pedra na vesícula, como o aumento do colesterol ou algumas doenças hematológicas como anemia falciforme, esferocitose são doenças que de destroem as hemácias deixando apenas uma parte da hemácia. Porque o colesterol? Eu vou explicar

Existem outras doenças que aumentam e causam um desbalanço no sal biliar. Por quê? Porque a bile é construída por sal biliar, por colesterol e por uma fração da hemoglobina.

É como uma sopa, ou como fazer algum prato, tem o momento que se passar do ponto, petrifica.

Forma-se uma substância que não deveria ser formada. Então se você tiver muito colesterol, você pode mudar o ponto e formar uma pedra Se você tiver muito sal biliar, você pode mudar o ponto e formar uma pedra ou se você tiver alguma doença que causa a destruição de hemácias, você pode formar uma pedra e também ter problema na vesícula. Então são essas as doenças e as causas mais frequentes.

Também existem causas congênitas, não sabemos se é porque questão alimentar. Eu tenho clientes que vieram aqui e eu já operei a avó, a filha e a neta,  todas com problema de vesícula. Então existe um componente alimentar que é muito importante mas pode acontecer em obeso, pode acontecer em magro, pode acometer qualquer tipo de população.

Na verdade é um desbalanço na constituição da formação da bile, que leva à formação da pedra.

Como tratar a Pedra na Vesícula

O tratamento da pedra, na grande maioria das vezes, é a indicação cirúrgica quando o paciente tem sintoma. Então o tratamento cirúrgico se dá, em sua maioria, nos que são sintomáticos. Se você tiver um cálculo há muito tempo, for de idade e não tiver sintomas, acredito que não teria indicação, já que o benefício da cirurgia seria menor que o risco que ela oferece.

Converse com seu médico, mas se tiver sintomas, já tiver tido crise aguda, há indicação de retirada da vesícula. Não adianta tirar só a pedra porque ela vai se refazer, porque existe esse desequilíbrio e ela fatalmente volta a formar a pedra, então nós teremos que tirar o recipiente onde fica acumulada, tirar a panela onde se faz o ponto.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixei seu comentário!

Gostou? Compartilhe!
Tags:
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!