Fale conosco

Nódulo no fígado vascularizado: o que é?

Índice

Nódulo no pâncreas e fígado

No pâncreas, os nódulos podem ser císticos de conteúdo líquido ou de conteúdo sólido. No fígado, os nódulos podem ser vascularizados ou não vascularizados.

Nódulo vascularizado x não vascularizado

O nódulo vascularizado possui bastante sangue e o nódulo não vascularizado é aquele que não tem sangue.

O diagnóstico para definir essa diferença pode ser feito através de métodos de imagem, como a tomografia e a ressonância magnética (padrão ouro).

Quando na vascularização ocorre um enchimento primeiro da parte externa e depois interna, e o líquido sofre uma saída, nós dissemos que é um nódulo vascularizado e característica de um tumor primário de fígado, que se chama carcinoma hepatocelular.

O nódulo não vascularizado não é característica de câncer primário de fígado, mas o câncer também pode estar presente. Pode ser tanto uma lesão benigna quanto maligna. Essa diferenciação é feita através da ressonância magnética e história clínica do paciente. Deve ser analisado se existe um tumor à distância, tumor de mama ou em outra área que possa dar um nódulo no fígado.

O nódulo vascularizado nos dá uma orientação muito genérica e pode ser um tumor primário de fígado. Caso o nódulo não vascularizado seja muito pequeno, há chances de ser de fígado, mas quando seu tamanho é maior, a probabilidade é muito baixa que seja de fígado.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!