Qualquer pessoa pode doar o órgão para o transplante de fígado com doador vivo, desde que tenha o mesmo tipo sanguíneo, altura e peso compatível. Então, esses são os candidatos que podem ser avaliados.
É óbvio que se tiver alguma doença no fígado, alguma doença sistêmica grave, se for hipertenso ou diabético muito grave, lógico que não pode doar porque o risco de fazer a cirurgia da doação aumenta bastante.
Então, nós selecionamos também em função da preservação da saúde, porque a cirurgia é uma cirurgia grande. O transplante de fígado com doador vivo é uma extensa operação.
Outra coisa que nós temos que fazer depois que os exames estão feitos, é checar se a anatomia é compatível. Então, é tipo sanguíneo, peso compatível e depois tem que ter anatomia compatível, que nós chamamos de favorável.
Todos esses exames são feitos, exames de imagem que são muito bons como uma tomografia e ressonância magnética, nós podemos saber perfeitamente quais são os doadores e podemos ter um estudo anatômico perfeito de todo o fígado.
Então, nós vamos realizar um transplante de fígado com doador vivo com uma certeza absoluta. Há 20 anos, nós íamos mais ou menos.
Hoje, temos certeza do sucesso e da segurança do procedimento, do transplante de fígado com doador vivo.