Home » No transplante de fígado com doador vivo, não é preciso ser parente para ceder parte do órgão

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro

No transplante de fígado com doador vivo, não é preciso ser parente para ceder parte do órgão

Qualquer pessoa pode doar o órgão para o transplante de fígado com doador vivo, desde que tenha o mesmo tipo sanguíneo, altura e peso compatível. Então, esses são os candidatos que podem ser avaliados.

É óbvio que se tiver alguma doença no fígado, alguma doença sistêmica grave, se for hipertenso ou diabético muito grave, lógico que não pode doar porque o risco de fazer a cirurgia da doação aumenta bastante.

Então, nós selecionamos também em função da preservação da saúde, porque a cirurgia é uma cirurgia grande. O transplante de fígado com doador vivo é uma extensa operação.

Outra coisa que nós temos que fazer depois que os exames estão feitos, é checar se a  anatomia é compatível. Então, é tipo sanguíneo, peso compatível e depois tem que ter anatomia compatível, que nós chamamos de favorável.

Todos esses exames são feitos, exames de imagem que são muito bons como uma tomografia e ressonância magnética, nós podemos saber perfeitamente quais são os doadores e podemos ter um estudo anatômico perfeito de todo o fígado.

Então, nós vamos realizar um transplante de fígado com doador vivo com uma certeza absoluta. Há 20 anos, nós íamos mais ou menos.

Hoje, temos certeza do sucesso e da segurança do procedimento, do transplante de fígado com doador vivo.

6 Comentários

  1. Deusanira

    Olá, Meu nome é Deusanira, meu pai está com cirrose hepática, qual a chance de cura dele? Queremos encontrar uma pessoa compatível na família, se eu for, terei o prazer de dividir meu fígado com meu pai, quais procedimentos devemos fazer? Quais são os passos?

    Responder
  2. Marly Oliveira

    Olá Dr. Luíz, gostaria de saber quanto custa um transplante de fígado. Meu marido está com cirrose e decidimos que alguém da família fará a doação para ele. Mais ou menos quanto ficaria todo esse processo ?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro
× Agendar Consulta.