Home »
Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761
Cv Lattes
GoogleMyCitations
ResearcherID
ORCID
Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro
Lama biliar: sintomas e tratamento
Lama biliar e jejum prolongado
Normalmente, quando você tem um jejum prolongado, muito longo e fica muitas horas sem comer, a vesícula fica muito grande porque produz e armazena a bile para que a vesícula seja contraída e mande essa bile para digerir o seu alimento, pois a bile ajuda na digestão dos alimentos.
Então, quando você fica muitas horas em jejum, a bile perde água porque a mucosa da vesícula puxa a água para torná-la mais forte e deixá-la mais pura, gosmenta e barrosa. Pode ser um termo que a gente usa às vezes em um jejum muito prolongado.
Pacientes que ficam na UTI internados com alguma doença que precisa ficar durante alguns dias em jejum, é comum no ultrassom que se descreva lama biliar.
Nós sabemos que essa lama biliar não tem problema porque é associada ao jejum prolongado ou alguma situação associada àquele período de tratamento em que o doente se encontra.
Diferentemente dos pacientes que podem ter em função de uma bile doente a formação dessa bile mais espessa e que vai virar pedra, que vai virar cálculo, assim, você pode ter sintoma.
Sintomas da lama biliar
O sintoma mais clássico é de digestão difícil, a pessoa fica empanzinada porque a vesícula não consegue esvaziar aquele muco gelatinoso e denso, e a bile não vai fazer a digestão.
A digestão é mais lenta, o doente pode ter sintoma e ficar empanzinado, empachado, comer um pouquinho de gordura e fritura e ficar negociando com esse bolo alimentar durante horas.
Isso faz com que ele procure um médico e se caso no ultrassom dê lama biliar, isso sim pode ser a causa do seu sintoma.
Tratamento da lama biliar
Após analisar se é causa única, devemos tratar, pois existem medicamentos que podem fluidificar a bile, o mais comum é o ácido ursodesoxicólico, mas é um tratamento contínuo e muito longo.
Em geral, o que a gente recomenda é se o sintoma for muito forte e associado à lama biliar, nós podemos indicar a retirada da vesícula desde que não seja por um jejum prolongado, aquela situação clínica que nós falamos.
Então, o sintoma seria aquela digestão difícil, empachamento, a pessoa come um pouquinho e fica satisfeita e repleta, negociando com o seu alimento por horas e isso pode ser um mau funcionamento da vesícula em função dessa lama biliar.
Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!
Dr.Luiz ,muito obrigado pelas informações,faz 07 dias que retirei a vesícula ,e as suas informações me ajudaram muito a optar pela cirurgia.Estava com um pólipo de 0,5 cm na vesícula .Muito obrigado.
Eu que agradeço por me acompanhar!