O que é Insuficiência Pancreática?
O pâncreas é um órgão muito complexo, ele tem uma parte que secreta as enzimas que fazem a digestão para dentro do intestino, chamadas de amilase e lipase; e tem a parte exócrina, que são os hormônios intestinais.
O principal hormônio que a gente conhece é a insulina e a disfunção exócrina mais comum é a diabetes do tipo 1 e tipo 2. Existem outros hormônios que também são secretados, como o glucagon, entre outros. Porém, os principais hormônios do exócrino são a insulina e o glucagon.
A parte exócrina vai para o intestino para ajudar a digerir e fazer a digestão dos alimentos. Basicamente, se você tem uma insuficiência pancreática, você tem uma produção inadequada dessas enzimas que vão fazer a digestão dos alimentos.
Sintomas de Insuficiência Pancreática
O sintoma mais comum é a diarreia. Então, pode evoluir com uma dificuldade de absorção de gordura e os doentes têm diarreia, esse é o sintoma mais comum.
Junto com isso, pode dar gases e distensão abdominal, mas a manifestação mais importante da insuficiência exócrina é a diarreia pela falta das enzimas que fazem a digestão, através da insuficiência pancreática.
Em consequência dessa falta de digestão os doentes perdem peso e tem uma diarreia que é incapacitante nas formas avançadas.
Causa
A causa mais comum e frequente da insuficiência pancreática é o uso abusivo do álcool que gera uma inflamação do pâncreas e perda dessa função.
A manifestação principal é a diarreia, porém, esse desconforto abdominal com gases e distensão também pode ser observado.