O que é a hérnia de hiato?
A hérnia de hiato é caracterizada com a subida do estômago ou órgãos abdominais para o tórax, que deveria ser restrita ao abdômen.
Quer saber um pouco mais sobre este assunto, bem como os sintomas e as formas de tratamento? Então, continue nos acompanhando!
Como ocorre a hérnia de hiato?
O abdômen e o tórax são separados por um músculo denominado diafragma. Ele apresenta uma abertura, por onde passa o esôfago, que é o órgão responsável por levar a comida até o estômago. Esse orifício é o que chamamos de hiato esofágico.
Embora as causas não sejam totalmente claras, existem alguns fatores que podem levar o hiato a um enfraquecimento ou tentativa de ampliação do seu diâmetro.
É justamente nesse processo que uma pequena parte do estômago sobe para o tórax, passando por essa abertura, formando então a hérnia de hiato, que pode ser classificada como paraesofágica ou por deslizamento.
Quando o indivíduo apresenta hérnia de hiato paraesofágica, a junção entre estômago e esôfago segue abaixo do diafragma (em sua posição normal), porém, uma parte do estômago extravasa sobre o hiato, posicionando-se em cima do músculo e ao lado do esôfago.
Já a hérnia de hiato por deslizamento é o tipo de hérnia mais comum (hérnia de hiato tipo 1), quando uma parte do estômago passa através do hiato.
Fatores de risco
Em geral, a doença acomete pessoas em idade avançada, principalmente por conta do enfraquecimento da musculatura e do envelhecimento natural do organismo.
A obesidade também é um dos fatores de risco da doença, assim como o excesso de atividades físicas, com treinos pesados, que geram pressão na região do abdômen e podem provocar a hérnia.
Vale lembrar que, em determinados casos, a hérnia provoca o refluxo por facilitar a volta do conteúdo estomacal pelo esôfago, devido a porção do estômago ter se projetado no tórax.
Principais sintomas da hérnia de hiato
Quando a hérnia de hiato se manifesta, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas. Isto porque, em geral, ela tem pequenas dimensões. Porém, conforme ela ganha tamanho, o indivíduo começa a apresentar alguns sinais.
Entre os principais sintomas de hérnia de hiato estão:
- Dificuldade para engolir os alimentos;
- Dor no peito (muitas vezes confundida com infarto);
- Eructação;
- Tosse frequente;
- Azia;
- Desconforto estomacal.
Quais as formas de tratamento?
Quando a hérnia de hiato provoca os sintomas de refluxo, o tratamento é realizado com medicamentos que ajudam a reduzir a quantidade de ácidos produzidos pelo estômago. Além desta medida, também são indicados:
- Manter um peso corporal saudável;
- Evitar o tabagismo;
- Reduzir a quantidade de alimentos ingeridos;
- Evitar o excesso de álcool;
- Manter a cabeça elevada na hora de dormir.
É fundamental fazer algumas adequações alimentares, isto é, evitar certos tipos de alimentos que podem provocar os sintomas de refluxo, como café, refrigerante, temperos, entre outros.
Em casos onde o paciente não apresenta melhoras ou não consegue ficar sem os medicamentos, pode ser necessária a correção da hérnia. Desta forma, então, é realizada uma cirurgia.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado por videolaparoscopia ou com plataforma robótica, visando reposicionar o esôfago e o estômago, corrigindo os possíveis problemas que atingiram o músculo diafragma.
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
O conteúdo foi esclarecedor? Conte-nos nos comentários e compartilhe o conteúdo com seus amigos! Até a próxima semana!