Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato
Fale conosco

Hepatite E: O que é e como prevenir

Atualizado em: 30/07/2019
Ao fundo da imagem, há dois vírus da hepatite E.

A hepatite E é uma doença infecciosa viral, causada pelo vírus da hepatite E (HEV) do tipo RNA, que pode ser transmitida via fecal-oral, através da água e alimentos contaminados, ou ainda pelo contato direto com outras pessoas que já adquiriram a doença, mas esse modo de transmissão é considerado o mais raro.        

No Brasil, a hepatite E é relatada de forma esporádica, e assim como ocorre na hepatite A, as formas de prevenção são semelhantes. Continue lendo para saber mais informações sobre a doença e qual a melhor maneira de preveni-la.

Principais sintomas da Hepatite E

Normalmente, a hepatite E é assintomática, principalmente em crianças. Mas, pode ocorrer de alguns sintomas surgirem entre 15 e 40 dias, após o contato do indivíduo com o vírus. Entre os principais sinais da doença, estão:

  • Febre;
  • Urina escura;
  • Coceira;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Enjoo;
  • Indisposição;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia.

Por ser combatida pelo próprio sistema imunológico, a hepatite E não apresenta um tratamento específico. Os médicos recomendam apenas uma boa alimentação, repouso e hidratação para que o paciente possa melhorar em aproximadamente duas semanas. O diagnóstico é feito por meio de pesquisas de anticorpos contra o vírus e exames de sangue.

Como prevenir a Hepatite E?

A melhor maneira de prevenir a Hepatite E é melhorando as condições de higiene. É importante lavar bem as mãos após utilizar o banheiro ou trocar fraldas, principalmente antes de preparar ou comer algum alimento.

Os alimentos que serão consumidos precisam ser lavados com água tratada, fervida ou clorada, ficando de molho por pelo menos 30 minutos, e antes de consumir mariscos, frutos do mar e carne de porco, cozinhá-los bem. Os talheres também devem ser adequadamente lavados.

É importante evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios, para não comprometer a água, e não tomar banho ou brincar perto de riachos, chafarizes, enchentes, ou qualquer local onde exista um esgoto aberto.

Caso já exista algum familiar com a doença em casa, utilizar hipoclorito de sódio ou água sanitária ao lavar o banheiro. O hipoclorito de sódio pode ser colocado na água. Devem ser utilizadas duas gotas em um litro de água, e deixar ferver por 30 minutos, tornando-a uma água potável e pronta para o consumo.

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

Agora que você já sabe como evitar a hepatite E, fiquem atentos e cuidem melhor da sua saúde.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down