Sabemos que existem diversos tipos de hepatite que podem acometer o organismo, entre eles está a Hepatite A, que se trata de uma infecção provocada pelo vírus VHA. Raramente a doença leva o indivíduo ao óbito. Mas, mesmo que não apresente grandes riscos, a prevenção também é algo muito importante no caso deste vírus, assim como as demais infecções.
No post de hoje, falaremos mais sobre a doença, as formas de transmissão e o que pode ser feito para preveni-la. Continue lendo!
Como a Hepatite A é transmitida?
A hepatite A é contagiosa e sua principal forma de transmissão é por via fecal-oral, além do contato entre os indivíduos e através de água ou alimentos que estejam contaminados com o vírus.
Após a penetração no organismo, ele atinge o fígado e se múltipla ali mesmo, fazendo com que ocorra a inflamação.
A doença é considerada mais frequente em países e regiões menos desenvolvidos, uma vez que a precariedade de saneamento básico, e as baixas condições de higiene em que a população desses lugares está exposta, acabam aumentando os riscos de contaminação.
É importante lembrar também que esse tipo de vírus pode ser transmitido por meio de frutas, saladas ou vegetais que tenham sido ingeridos sem cozimento ou lavados de maneira incorreta.
Quando surgem sintomas, os mesmos podem ser: tontura, cansaço, enjoo, vômito, febre, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Formas de prevenção da Hepatite A
A melhor forma de prevenir a hepatite A é melhorando as condições que o saneamento básico oferece, e se preocupando melhor com a higiene, lembrando-se, por exemplo, de:
- Sempre lavar as mãos após ir ao banheiro ou trocar fraldas, e principalmente, antes de comer;
- Antes de consumir os alimentos, cozinhá-los bem, de preferencia carne de porco, mariscos ou frutos do mar;
- Lavar de forma adequada pratos, copos e talheres;
- Não tomar banho ou brincar próximo de enchentes ou próximo a algum esgoto a céu aberto;
- Caso você tenha alguma pessoa com a doença em sua casa, sempre lavar o banheiro com água sanitária.
- Tomar a vacina contra hepatite A.
Agora que você já sabe como prevenir a hepatite A, basta apenas estar atento!
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
Atenção, pois, em casos agudos a hepatite A pode-se apresentar na forma de hepatite aguda grave ou hepatite fulminante, e em alguns casos que comprometam o funcionamento do fígado o tratamento indicado é o transplante de fígado.