Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Hepatite B: causas e prevenção

Há uma pergunta em nosso canal do Youtube sobre:

"Minha companheira tem Hepatite B, podemos ter relações sexuais e nos beijar? Se eu beber no mesmo copo que ela, posso pegar a doença? O médico disse que se eu tive contato com a doença, não quer dizer que obrigatoriamente estou infectado. Eu não entendi."

Transmissão da Hepatite B

Hepatite B é causada por um vírus que é transmitido pela:

  • Saliva;
  • Sangue;
  • Secreções vaginais.

A saliva e a relação sexual leva a transmissão da doença, assim como o contato de sangue, se você pegar o sangue e mexer, o vírus que está nesse sangue poderá atravessar sua pele e cair na sua circulação.

Como prevenir a Hepatite B?

Preservativo masculino e feminino

Se você é infectado e tem replicação viral, é necessário utilizar preservativo para as relações sexuais e evitar o contato com as secreções, tanto masculina quanto feminina.

Preservativo oral

Ao beijar a sua parceira ou o seu parceiro, use preservativo oral para não entrar em contato com a saliva.

Lavar os utensílios de cozinha

Teoricamente, se não tiver nenhum corte na boca ou nenhum buraquinho, isso poderia não transmitir, porém, você faz a transmissão da doença através da saliva.

Se o infectado beber em um copo ou comer em um determinado talher, poderá deixar um pouco de saliva e transmitir o vírus. Por isso, recomendamos que todos os utensílios de cozinha sejam muito bem lavados após o uso.

Vacinação

Essa doença pode levar a cirrose e a câncer de fígado. Talvez seja uma das poucas doenças entre as hepatites que você pode fazer prevenção do câncer. Se você se vacinar corretamente e ficar resistente, não terá câncer decorrente da presença do vírus B.

Talvez, ainda seja a primeira causa de câncer que possa ser prevenido sabidamente. Isso é verdade porque no Oriente, no Japão, na Coreia, a vacinação em massa fez com que os índices de câncer de fígado caíssem tremendamente.

A vacina é obrigatória hoje no Brasil e existe em qualquer posto de saúde.

De acordo com o Prof. Dr. Luiz Carneiro, ele já viveu boa parte de sua vida com muitos portadores de Hepatite B e tomando esses devidos cuidados, nunca foi contaminado pelo vírus B. Resumindo, podemos ter uma vida normal no dia a dia apenas tomando esses cuidados. Caso você tenha contato com um portador, peça para que ele se trate, pois hoje em dia já possuem tratamentos específicos.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross