Hepatite B: causas e prevenção

Há uma pergunta em nosso canal do Youtube sobre:

“Minha companheira tem Hepatite B, podemos ter relações sexuais e nos beijar? Se eu beber no mesmo copo que ela, posso pegar a doença? O médico disse que se eu tive contato com a doença, não quer dizer que obrigatoriamente estou infectado. Eu não entendi.”

Transmissão da Hepatite B

Hepatite B é causada por um vírus que é transmitido pela:

  • Saliva;
  • Sangue;
  • Secreções vaginais.

A saliva e a relação sexual leva a transmissão da doença, assim como o contato de sangue, se você pegar o sangue e mexer, o vírus que está nesse sangue poderá atravessar sua pele e cair na sua circulação.

 

Como prevenir a Hepatite B?

Preservativo masculino e feminino

Se você é infectado e tem replicação viral, é necessário utilizar preservativo para as relações sexuais e evitar o contato com as secreções, tanto masculina quanto feminina.

 

Preservativo oral

Ao beijar a sua parceira ou o seu parceiro, use preservativo oral para não entrar em contato com a saliva.

 

Lavar os utensílios de cozinha

Teoricamente, se não tiver nenhum corte na boca ou nenhum buraquinho, isso poderia não transmitir, porém, você faz a transmissão da doença através da saliva.

Se o infectado beber em um copo ou comer em um determinado talher, poderá deixar um pouco de saliva e transmitir o vírus. Por isso, recomendamos que todos os utensílios de cozinha sejam muito bem lavados após o uso.

 

Vacinação

Essa doença pode levar a cirrose e a câncer de fígado. Talvez seja uma das poucas doenças entre as hepatites que você pode fazer prevenção do câncer. Se você se vacinar corretamente e ficar resistente, não terá câncer decorrente da presença do vírus B.

Talvez, ainda seja a primeira causa de câncer que possa ser prevenido sabidamente. Isso é verdade porque no Oriente, no Japão, na Coreia, a vacinação em massa fez com que os índices de câncer de fígado caíssem tremendamente.

A vacina é obrigatória hoje no Brasil e existe em qualquer posto de saúde.

De acordo com o Prof. Dr. Luiz Carneiro, ele já viveu boa parte de sua vida com muitos portadores de Hepatite B e tomando esses devidos cuidados, nunca foi contaminado pelo vírus B. Resumindo, podemos ter uma vida normal no dia a dia apenas tomando esses cuidados. Caso você tenha contato com um portador, peça para que ele se trate, pois hoje em dia já possuem tratamentos específicos.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

         por Dr. Luiz Carneiro D’Alburquerque

CRM 22.761    

 

 

 

 

 

 

 

      por Dr. Luiz Carneiro

D’Albuquerque

CRM 22.761    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

× Agendar Consulta.
Share This