Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Hepatite B, só a vacina combate esta doença silenciosa

Aqui, é Luiz Carneiro que atua há muitos anos na área de fígado.

Vamos falar de Hepatite B (Leia também O que é Hepatite B?que é uma doença que tem cura e a cura é a vacinação. Todos devem se vacinar, é uma obrigação hoje de todo cidadão brasileiro desde criança receber a vacina.

A Hepatite B é transmitida principalmente pelas DSTs – doenças sexualmente transmissíveis. O sangue contaminado com Hepatite B também pode infectar uma pessoa, como no caso de ferimentos ou do uso da mesma seringa por dependentes de drogas, entre outras fontes de infecção.

Então, a vacinaçãoHepatite B – Prof. Dr. Luiz Carneiro

é a grande recomendação porque a Hepatite B pode levar ao câncer; uma população vacinada extingue o risco da doença e principalmente, do câncer de fígado.
A prevenção de Hepatite B com a vacina é o melhor remédio, não apenas para a cirrose como também para o câncer.

Uma segunda situação são os pacientes que já têm a doença. Nesses pacientes, existem hoje os tratamentos antivirais aplicados por infectologistas e hepatologistas com grandes chances de cura.

Mas sabemos que o vírus da Hepatite B, se insere na célula para quem tem infecção e ele pode evoluir. Mesmo com a cura, você pode ser um portador da Hepatite B e não sabe.

Outra possibilidade, é o paciente ter se curado, mas possuir uma alteração intracelular e a longo prazo, mesmo não tendo a Hepatite B, pode desenvolver um tumor.

A grande recomendação, mesmo para quem tenha vírus da Hepatite B e não tenha doença, ou seja, portador, há exames de sangue que mostram isso claramente. Nós devemos fazer o acompanhamento periódico.

Existem grupos de risco que são as pessoas que tem o vírus B ou já tiveram. Então, esses pacientes devem fazer exame de sangue com a dosagem de alfafetoproteína e ultrassom.

Periodicamente, seu médico vai orientar se você faz o exame uma vez ou duas vezes por ano. Dependendo da fase, de três em três meses.  Mas nós temos que considerar como grupo de risco e esse exame tem que ser feito.

A grande mensagem que deixo aqui:  A vacina é o melhor remédio. Você pode prevenir a Hepatite B, você pode prevenir o câncer de fígado que é dependente dessa infecção.

Link útil: Associação Brasileira dos portadores de Hepatite

Devemos lembrar que aqui nós temos informação de qualidade. Prevenir é a base de tudo.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Doutor, boa noite, gostaria de me informar, tem muitos anos que fiz um exame pedido por uma dermatologista pq eu precisava fazer um tratamento e ela precisava saber se podia me tratar com um determinado medicamento. Meu exame deu positivo para hepatite B, mas um outro exame mostrava que ele não estava ativo. Assim fiquei, sem tratamento. Hoje em dia estou com 60 anos e alguns problemas de saúde e me lembrei disto, gostaria que, se possível, o senhor me oriente o que devo fazer.
    Agradeço antecipadamente sua gentileza,

    1. Olá Celeste o mais indicado é você falar isso para o médico que a acompanha. Obrigado pelo comentário, continue participando.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross