Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Hepatite B, só a vacina combate esta doença silenciosa

Aqui, é Luiz Carneiro que atua há muitos anos na área de fígado.

Vamos falar de Hepatite B (Leia também O que é Hepatite B?que é uma doença que tem cura e a cura é a vacinação. Todos devem se vacinar, é uma obrigação hoje de todo cidadão brasileiro desde criança receber a vacina.

A Hepatite B é transmitida principalmente pelas DSTs – doenças sexualmente transmissíveis. O sangue contaminado com Hepatite B também pode infectar uma pessoa, como no caso de ferimentos ou do uso da mesma seringa por dependentes de drogas, entre outras fontes de infecção.

Então, a vacinação

é a grande recomendação porque a Hepatite B pode levar ao câncer; uma população vacinada extingue o risco da doença e principalmente, do câncer de fígado.
A prevenção de Hepatite B com a vacina é o melhor remédio, não apenas para a cirrose como também para o câncer.

Uma segunda situação são os pacientes que já têm a doença. Nesses pacientes, existem hoje os tratamentos antivirais aplicados por infectologistas e hepatologistas com grandes chances de cura.

Mas sabemos que o vírus da Hepatite B, se insere na célula para quem tem infecção e ele pode evoluir. Mesmo com a cura, você pode ser um portador da Hepatite B e não sabe.

Outra possibilidade, é o paciente ter se curado, mas possuir uma alteração intracelular e a longo prazo, mesmo não tendo a Hepatite B, pode desenvolver um tumor.

A grande recomendação, mesmo para quem tenha vírus da Hepatite B e não tenha doença, ou seja, portador, há exames de sangue que mostram isso claramente. Nós devemos fazer o acompanhamento periódico.

Existem grupos de risco que são as pessoas que tem o vírus B ou já tiveram. Então, esses pacientes devem fazer exame de sangue com a dosagem de alfafetoproteína e ultrassom.

Periodicamente, seu médico vai orientar se você faz o exame uma vez ou duas vezes por ano. Dependendo da fase, de três em três meses.  Mas nós temos que considerar como grupo de risco e esse exame tem que ser feito.

A grande mensagem que deixo aqui:  A vacina é o melhor remédio. Você pode prevenir a Hepatite B, você pode prevenir o câncer de fígado que é dependente dessa infecção.

Link útil: Associação Brasileira dos portadores de Hepatite

Devemos lembrar que aqui nós temos informação de qualidade. Prevenir é a base de tudo.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down