Muitas pessoas, quando ouvem falar em Hemangioma hepático, não sabem exatamente ao que se refere este termo. No post de hoje, esclareceremos essa dúvida.
O hemangioma hepático é uma lesão benigna, formada no fígado em função dos vasos sanguíneos que se juntam e entrelaçam. Ele surge enquanto o embrião ainda está em processo de desenvolvimento no útero da mãe, ou seja, trata-se de um problema embrionário.
Na maioria das vezes, o indivíduo descobre a doença somente depois de anos, mesmo ela sendo na formação do embrião.
Para saber mais informações sobre o hemangioma hepático, bem como as principais formas de tratamento, continue nos acompanhando.
Sintomas de Hemangioma hepático
Nem sempre os indivíduos que apresentam hemangioma hepático irão perceber os sintomas do tumor em seu fígado, pois muitas vezes a doença não manifesta nenhum tipo de sinal, e o tumor se mantém do mesmo tamanho por muito tempo.
Mas, assim como os outros tipos de tumor, pode acontecer de o problema se agravar. De qualquer forma, raramente o médico especialista irá solicitar algum exame específico para identificar o problema.
O que pode acontecer é que a doença seja diagnosticada em algum exame de rotina, ou seja, a lesão pode ser encontrada acidentalmente.
Mas, também pode haver casos mais graves, como quando o hemangioma atinge proporções maiores. Neste caso, podem surgir sintomas como: dor abdominal, febre, náuseas, saciedade e barriga inchada.
Principais formas de tratamento
Conforme dito anteriormente, quando o hemangioma hepático é pequeno, ele não provoca sintomas. Por conta disso, não será necessário um tratamento, mas sim um acompanhamento médico periódico e exames para controle.
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
A cirurgia pode ser indicada em alguns casos selecionados em hemangioma gigante. O hemangioma pode causar síndrome compartimental abdominal pelo seu tamanho, em casos extremos, quando o tumor é classificado como gigante, e interfere na saúde e qualidade de vida do paciente. Neste caso, pode ser indicado o transplante hepático.