Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Gastrite e pangastrite: qual a diferença?

Pangastrite

Pangastrite, 'pan' = total, é a inflamação de toda a mucosa do estômago.

Gastrite

A gastrite é a mesma coisa, porém, o estômago se divide em fundo, corpo e antro.

Antro é na parte reservada no final do estômago. Fundo é onde começa o estômago do fundo gástrico. Corpo é a metade onde temos a gastrite.

Na grande maioria das vezes, a gastrite mais frequente é a de antro que se localiza na parte final de saída onde os alimentos ficam por mais tempo.

Basicamente, as gastrites são mais limitadas ao antro, mas pode existir a pangastrite. A doença é a mesma, os cuidados e a forma de tratamento são os mesmo. Procure as formas de tratamento da gastrite, pois já falamos sobre isso.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, estou com pangastrite e com a bactéria, sofro muito com dores, mas infelizmente não consigo fazer o tratamento por conta dessa pandemia, porque preciso fazer uso de antibiótico e é proibido no momento. O que devo fazer,? Me ajudem por favor já estou desesperada.

    1. Olá, Aline. A atitude mais sábia seria entrar em contato com o seu médico e analisar as possíveis formas de tratamento!

      Agradeço pelo comentário.

        1. Olá, Meire. Infelizmente não tenho como responder de forma precisa, pois preciso dos exames em mãos. O mais correto e adequado a se fazer, é recorrer ao médico que lhe acompanha.

          Espero ter ajudado. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeiras mãos

          1. Dr. Em Agosto de 2020, fiz uma emdoscopia e deu esofagite erosiva grau A e pangastrite enantamentosa leve e também h pilori, comecei um tratamento mas não segui corretamente.Agora estou sentindo muito mal.Pode me dar uma dica?Estou perdendo peso.É normal??

          2. Olá José Maria, sempre que um tratamento é recomendado pelo médico, você deve segui-lo. Recomendo que você retorne ao médico, para realização de uma nova avaliação e até mesmo novos exames. Desta forma um novo diagnóstico e novo tratamento serão definidos para que você prossiga corretamente desta vez.

  2. Olá, fui diagnosticada com Pangastrite ano passado, sendo negativo a presença da bactéria. Sofro com esofagite e refluxo ha uns 9 anos. Tenho muitas dúvidas rs algumas endoscopias atestaram Hérnia de Hiato e o último exame não constou a hérnia e surgiu a pangastrite rs..significa que não tenho mais? Alguns médicos me disseram pra fazer cirurgia porque posso desenvolver câncer de esôfago pois sou nova tenho 24 anos. Procede? Já tratei com domperidona, pantoprazol e simeticona mas depois sempre volta as dores.

    1. Olá, Luana. O ideal seria seguir as recomendações médicas, porém, se você não estiver confiante, procure outro médico e esclareça essa questão!

  3. Ola estou com Pangastrite porem não sei bem de fato o que é isso só sei que me sinto muito encomodado por isso como fazer o Tratamento e o que de fato é isso pode me ajudar

    1. Olá, Robson. Pangastrite é quando toda a mucosa do estômago está inflamada. O ideal seria procurar um médico especialista para analisar o seu caso e propor um tratamento adequado.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  4. Fiz endoscopia e acusou pangastrite enantematica leve de antro ,por conta da pandemia nao consegui passar no médico ainda, no exame deu negativo para bactéria Hpilory, mas sinto mta azia, e gases... o que devo fazer doutos,como devo me cuidar e o que comer até eu conseguir um tratamento.? Estou com muito medo!

    1. Olá, Dorcas. Existem alguns hospitais que já voltaram a funcionar normalmente seguindo todas as precauções. Seria interesse analisar se na sua cidade já é possível retornar ao médico. De qualquer forma, não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente.

      Agradeço pelo comentário!

  5. Dr. resultado do exame de colonoscopia deu hiperplasia linfoide reacional no corion , o médico me deu uma explicação mas não foi muito convincente, o que seria isso ?

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross