Fale conosco

Entenda quando o Cisto Hepático é preocupante

Índice

O que é

O cisto hepático é uma formação do nódulo que dentro contém um conteúdo semelhante á água. É um conteúdo benigno, semelhante à água, límpido e incolor, uma substância orgânica natural.

Formação e Tratamento

É formado através da retenção desse líquido desencadeando a expansão de células. Existem cistos extremamente grandes, podem chegar de quarto a cinco quilos, desencadeando uma preocupação maior.

No geral, não precisa de tratamento cirúrgico e não “maligniza”. Após ser identificado como cisto, é benigno e não precisa de tratamento, porém se crescer, pode levar a alguns sintomas.

Se o cisto estiver nesse estado, é indicado um tratamento cirúrgico, somente em situações extremas.

Tamanhos

O cisto hepático pode ter de três milímetros a cinco centímetros. Às vezes, de vinte a vinte e cinco centímetros.

Veja também: Cisto no fígado é grave? 

Preocupações

A única preocupação, como toda lesão do fígado, é fazer os exames e ter certeza que realmente é um cisto. Por isso, recomendamos que procure seu médico, se for necessário complemente com outro método de imagem para que se identifique o problema.

Se não causar sintomas, não há necessidade de ser tratado cirurgicamente. Se for grande e levar a sintomas, procure um especialista em cirurgia de fígado para definir quais medidas seguir e formas de tratamento. Cistos pequenos precisam somente de acompanhamento e despreocupação desde que seja um cisto benigno.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!