Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Como são feitas as cirurgias bariátricas

O que é

A cirurgia bariátrica é feita em pacientes que têm obesidade mórbida. São pacientes com excesso de peso. Existem índices muito adequados para que se permita a cirurgia.

Se existir associação do índice com a pressão alta, diabetes ou outras morbidades é indicada a cirurgia. A diabetes e pressão alta são as complicações mais frequentes.

Opções de cirurgia

A cirurgia bariátrica pode ser realizada por laparotomia comum, por via laparoscópica ou robótica, que são pequenos furos, com algumas vantagens, são excelentes maneiras de se operar.

Tipos

Existem diversos tipos de cirurgia bariátrica: Sleeve ou tubo gástrico: retirar só uma parte do estômago.

É a cirurgia mais fisiológica, porém não pode ser usada em grandes obesidades mórbidas, porque se perde menos peso do que as cirurgias que retiram quase todo o estômago, faz uma derivação com o desvio do intestino e deixa diversos intestinos sem função para que o alimento passe mais rápido e não seja absorvido.

Existem várias maneiras de se corrigir a obesidade através de cirurgia bariátrica. Isso deve ser debatido com o seu médico para que se tenha a melhor opção de tratamento para o seu caso. Procure um bom médico e se trate com tranquilidade porque os resultados são bons.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down