Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Cirurgia de Hérnia: como ter um bom pós-operatório

Hoje irei responder uma pergunta que fizeram para mim sobre a cirurgia de hérnia e os cuidados para se ter um bom pós-operatório.

O pós-operatório é sempre fundamental e todas as cirurgias precisam de um pós-operatório cuidadoso, preservando todas as recomendações médicas para cada estrutura que foi operada e a cirurgia de hérnia não é diferente. Continue nos acompanhando e saiba mais!

Quais cuidados devo ter para não descolar minha tela?

A cirurgia de hérnia, hoje, é feita por técnica convencional, aberta, que corta a pele ou por via laparoscópica ou robótica, 99%, a grande maioria, faz o uso de telas.

Então, a tela acaba sendo fixada com pontos ou colas biológicas, e caso você faça um esforço muito grande, tiver algum problema, ou faça algum esforço que leve à um coágulo muito grande, essa tela pode descolar, fazendo com que a hérnia retorne.

Muitas vezes, o buraco é muito grande e a tela é colocada na beira, na borda da hérnia, e não apenas com um esforço, mas também com tosses e espirros fortes e repetitivos, algo que aumente muito a pressão da sua barriga, pode esgarçar!

Nessas situações, recomendamos não só o cuidado de preservar o esforço, não pegar peso, mas também tomar cuidado com tosses e espirros, pois isso faz parte da recuperação!

Quando a hérnia é menor, você pode por uma tela grande e até o esforço é liberado com uma intensidade menor, mas isso é algo que você não precisa ficar muito preocupado, tem que conversar com o seu médico.

Mas, de maneira geral, toda cirurgia tem que ter uma recuperação do seu organismo e uma cicatrização bem feita, e um depende do outro!

Se você operou e abusou, teve alguma extravagância, o que levou a uma grande diarreia, com pressão abdominal muito alta, para esforço de evacuar, por exemplo, também pode mobilizar e você ter uma recidiva.

Como diz o ditado mineiro, "caldo de galinha e repouso não faz mal a ninguém!". Espero ter respondido a todos!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down