Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Câncer de intestino: conheça 5 sintomas e saiba como prevenir

O câncer de intestino é uma doença que afeta o intestino grosso (cólon) e o reto. É uma das formas mais comuns de câncer e que, ao receber o tratamento precoce, tem grandes chances de cura.

a imagem ilustra um tumor no intestino

No post de hoje, vamos destacar os 5 principais sintomas da doença e qual a melhor forma de preveni-la. Quer saber mais detalhes? Acompanhe o post a seguir!

O que pode causar o câncer de intestino?

Podemos dizer que, na maioria das vezes, a doença tem início a partir de pólipos intestinais, que acabam evoluindo e desenvolvendo o tumor.

Segundo o Instituto Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os brasileiros esse é o segundo tipo de tumor mais frequente, podendo afetar homens e mulheres de todas as idades, embora a incidência aumente significativamente com a idade.

Fatores de risco do câncer de intestino 

Entre os fatores de risco do câncer de intestino, se destacam o histórico familiar e pessoal de pólipos, tabagismo, além de outras condições como: 

  • Sedentarismo;
  • Dieta rica em gordura e pobre em fibras;
  • Fatores genéticos (em alguns casos).

5 principais sintomas do câncer de intestino

O câncer de intestino pode ser inicialmente assintomático

Com o avanço da doença podem surgir alguns sintomas. Separamos os 5 principais e explicaremos abaixo sobre cada um deles:

1 - Mudanças no hábito intestinal

Uma das primeiras alterações observadas em pacientes com câncer de intestino são as mudanças no hábito intestinal. Sendo assim, o indivíduo pode apresentar diarreia, constipação ou uma sensação de esvaziamento incompleto do intestino

2 - Sangue nas fezes

A presença de sangue nas fezes já é um sinal de que algo precisa ser investigado. Muitas vezes, o sangramento é confundido com hemorroida ou fissura anal, mas também pode apontar um tumor. Por isso, sempre deve ser avaliado por um médico.

3 - Dor Abdominal

Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto que não desaparecem também podem indicar a doença, sendo sintomas provocados pelo acúmulo de fezes.  

4 - Perda de peso inexplicada

A perda de peso não intencional, sem mudanças na dieta ou atividade física, pode ser um sinal de doença avançado. Isso geralmente ocorre porque o câncer afeta a capacidade do corpo de absorver nutrientes.

5 - Alteração no formato das fezes

O formato das fezes pode sofrer alterações, sendo longas e finas, com formato de lápis e indicando que algo está impedindo que ocupem o diâmetro do intestino.

Como prevenir o câncer de intestino? 

As medidas de prevenção são simples e podem ser incorporadas à rotina diária, como manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, fibras e grãos integrais, evitando o consumo de carne e gordura.

Também é importante controlar o peso, uma vez que a obesidade pode aumentar as chances de desenvolver a doença, portanto, deve-se adotar um estilo de vida saudável e equilibrado.

Limitar o consumo de álcool e evitar o tabaco é mais uma medida preventiva fundamental, assim como a redução do estresse, que embora não tenha uma conexão direta, pode trazer danos aos hábitos intestinais.

Por fim, a detecção precoce de pólipos através de exames como a colonoscopia, pode ajudar a evitar a evolução para o câncer de intestino. 

Comente abaixo se você reconhece algum dos sintomas acima e compartilhe o conteúdo!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down