O câncer de intestino é uma doença que afeta o intestino grosso (cólon) e o reto. É uma das formas mais comuns de câncer e que, ao receber o tratamento precoce, tem grandes chances de cura.
No post de hoje, vamos destacar os 5 principais sintomas da doença e qual a melhor forma de preveni-la. Quer saber mais detalhes? Acompanhe o post a seguir!
O que pode causar o câncer de intestino?
Podemos dizer que, na maioria das vezes, a doença tem início a partir de pólipos intestinais, que acabam evoluindo e desenvolvendo o tumor.
Segundo o Instituto Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os brasileiros esse é o segundo tipo de tumor mais frequente, podendo afetar homens e mulheres de todas as idades, embora a incidência aumente significativamente com a idade.
Fatores de risco do câncer de intestino
Entre os fatores de risco do câncer de intestino, se destacam o histórico familiar e pessoal de pólipos, tabagismo, além de outras condições como:
- Sedentarismo;
- Dieta rica em gordura e pobre em fibras;
- Fatores genéticos (em alguns casos).
5 principais sintomas do câncer de intestino
O câncer de intestino pode ser inicialmente assintomático.
Com o avanço da doença podem surgir alguns sintomas. Separamos os 5 principais e explicaremos abaixo sobre cada um deles:
1 – Mudanças no hábito intestinal
Uma das primeiras alterações observadas em pacientes com câncer de intestino são as mudanças no hábito intestinal. Sendo assim, o indivíduo pode apresentar diarreia, constipação ou uma sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
2 – Sangue nas fezes
A presença de sangue nas fezes já é um sinal de que algo precisa ser investigado. Muitas vezes, o sangramento é confundido com hemorroida ou fissura anal, mas também pode apontar um tumor. Por isso, sempre deve ser avaliado por um médico.
3 – Dor Abdominal
Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto que não desaparecem também podem indicar a doença, sendo sintomas provocados pelo acúmulo de fezes.
4 – Perda de peso inexplicada
A perda de peso não intencional, sem mudanças na dieta ou atividade física, pode ser um sinal de doença avançado. Isso geralmente ocorre porque o câncer afeta a capacidade do corpo de absorver nutrientes.
5 – Alteração no formato das fezes
O formato das fezes pode sofrer alterações, sendo longas e finas, com formato de lápis e indicando que algo está impedindo que ocupem o diâmetro do intestino.
Como prevenir o câncer de intestino?
As medidas de prevenção são simples e podem ser incorporadas à rotina diária, como manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, fibras e grãos integrais, evitando o consumo de carne e gordura.
Também é importante controlar o peso, uma vez que a obesidade pode aumentar as chances de desenvolver a doença, portanto, deve-se adotar um estilo de vida saudável e equilibrado.
Limitar o consumo de álcool e evitar o tabaco é mais uma medida preventiva fundamental, assim como a redução do estresse, que embora não tenha uma conexão direta, pode trazer danos aos hábitos intestinais.
Por fim, a detecção precoce de pólipos através de exames como a colonoscopia, pode ajudar a evitar a evolução para o câncer de intestino.
Comente abaixo se você reconhece algum dos sintomas acima e compartilhe o conteúdo!