Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Aumento da taxa de Cirrose Hepática entre jovens adultos

As causas da cirrose hepática são várias e uma delas é a obesidade, que tem crescido em números de casos no Brasil. O aumento na incidência da obesidade de outras doenças, tem feito com que cada vez mais jovens tenham cirrose hepática.

Neste post, iremos falar sobre as principais causas do aumento do número de casos de cirrose hepática em jovens adultos e quais os fatores de risco para a mesma.

Taxa de jovens com Cirrose

É possível notar o aumento na taxa de jovens com cirrose, isso porque existe atualmente uma epidemia de obesidade e o Brasil é um país que vive essa triste realidade. Existem dados alarmantes sobre a incidência de obesidade em jovens e em crianças, o que é muito preocupante, porque a obesidade pode levar a uma síndrome metabólica ainda na juventude.

O que é síndrome metabólica 

Pode-se considerar como síndrome metabólica, quando o paciente tem alteração em 3 desses fatores:

  • Colesterol alto;
  • Diabetes tipo 2;
  • Glicemia acima de 100;
  • Pressão alta;
  • Alteração nas taxas de triglicérides ou lípideos.

Ter alteração na taxas de 3 desses fatores, faz com que o paciente possa ter uma síndrome metabólica, somada a obesidade, pode inflamar o fígado e levar o paciente a ter cirrose. Então, nós temos visto nos últimos tempos um aumento da cirrose na população jovem e esse número muito provavelmente terá um aumento ainda maior devido a obesidade crescente na população brasileira.

Esteato Hepatite

A esteato hepatite não alcoólica é um tipo de hepatite causada pela presença da gordura abdominal, que é um processo muito ruim para organismo em si, pois libera proteínas inflamatórias, que são substâncias que saem da gordura da barriga e vão inflamar o fígado, podendo também levar à síndrome metabólica.

Uso de anabolizantes

Também existe outro motivo para o aumento na taxa de jovens com cirrose, que está associado ao uso de anabolizantes, mais conhecida como bomba, substância que atualmente se usa muito na academia, para musculação, complementos, suplementos, mas que podem levar a sérios problemas hepáticos.

Nós recebemos muitos pacientes com lesões hepáticas sérias, causadas pelo uso dessas substâncias, desses hormônios, que são usados muitas das vezes em doses cavalares. Existia uma época que se comercializavam substâncias usadas em animais, cavalos e as academias distribuíam, as pessoas usavam e ficavam com problemas graves no fígado.

Então, se você opta por usar anabolizantes que fazem efeito sobre o fígado, tem que ter um controle periódico do seu fígado, com exames com métodos de imagem. Assim como se você for diabético e tiver gordura abdominal, pressão alta ou alguns dos fatores citados anteriormente. Todas essas são condições que podem indicar que você precisa mudar a sua forma de viver, os seus hábitos, seu estilo de vida e se adaptar a uma vida mais saudável, sem usar esses remédios para ganhar massa muscular.

De qualquer maneira, isso é apenas um alerta, isso não significa que vá ser uma lesão definitiva, pois se você tratar, felizmente as lesões são reversíveis. Mas o tratamento precisa ser levado a sério e não deixar de lado, pois no futuro pode ser pior. 

Temos que mudar nosso estilo de vida, nossa maneira de nos alimentar, para poder ter uma vida longa e saudável.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down