Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

As Hepatites B e C são silenciosas? De que forma elas atacam?

As hepatites B e C são doenças silenciosas, que se manifestam tanto de forma aguda, como de forma crônica. Podendo em alguns casos apresentar sintomas clínicos.

Neste post, explicamos de que forma as hepatites B e C se manifestam, seus tratamentos e se essas doenças têm cura ou não. Acompanhe!

As hepatites B e C atacam de forma aguda ou crônica?

Tanto a hepatite B, quanto a hepatite C tem a sua forma aguda e crônica, sendo mais ou menos agressivas. 

Hepatite B

O que se fala conceitualmente, é que é possível ter a hepatite B de forma aguda, podendo ser grave e se resolver sozinha. Que é o que acontece na maioria dos casos. Mas, ela também acontece de forma que o paciente apresenta aspectos clínicos, como o olho amarelado, e evolui para a cura, assim como tem um pequeno número que acaba evoluindo para a cronicidade.

É muito importante ressaltar isso, pois a hepatite B pode levar a óbito, já que é uma doença que pode evoluir para um câncer, e hoje nós sabemos que a única vacina contra o câncer é a vacina contra a hepatite B, porque se você tomar a vacina, você não terá o vírus B, e por tanto, não desenvolverá o câncer.

Incidência e tratamento

Alguns anos atrás, em alguns lugares como Ásia, China e Japão, a incidência de hepatite chegava a ocorrer em 70% da população. E aqui no Brasil não era diferente. Em algumas regiões do Brasil, principalmente no norte, as cidades tinham 95% de infecções, e hoje, com a vacinação nessas cidades e países, a hepatite B vive uma grande fase de declínio, o que mostra a importância da vacinação.

Se vacine para prevenir essa doença. Mas caso você já tenha hepatite B, existem remédios que tratam efetivamente esse vírus. Procure o seu hepatologista, para tratar essa doença.

Hepatite C

A hepatite C também é uma doença silenciosa, em que a grande maioria não apresenta quadro clínico, mas quando faz o exame, acaba descobrindo que teve ou ainda tem hepatite C.

Prevenção e tratamento

Infelizmente ainda não existe vacina contra o vírus C, mas, existem tratamentos altamente eficazes, e agora tratamentos por via oral, que são tratamentos fáceis, praticamente sem complicações e que tem um altíssimo índice de cura, entre 97% e 98%.

Caso essa doença não seja tratada, ela evolui para cirrose e pode também evoluir para o câncer. Então, se você fez o exame e tem hepatite C, procure seu hepatologista, pois também existem formas de tratamento muito úteis e bastante eficazes.

Compartilhe essas informações com o maior número de pessoas e ajude-nos a promover saúde.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down