Fale conosco

Álcool e cigarro, qual deles é pior para o pâncreas?

Índice

Cigarro e câncer de pâncreas

O cigarro é fortemente associado ao câncer de pâncreas. Em uma incidência muito pequena. Então, em uma chance pequena mas, muito presente de que o cigarro pode levar ao câncer de pâncreas. O câncer de pâncreas, é uma doença muito grave e letal, tem que ser evitado.

Álcool e pancreatite

O álcool pode levar à pancreatite, formas graves de pancreatites em geral, são doses por muitos anos, existem causas e efeitos, se dizendo que você usando por exemplo três doses de cerveja por dia,  mais que oito ou nove anos já pode ter pancreatite.

Destilado é mais ou menos 30 gramas de álcool por dia, a gente sabe que hoje algumas cervejas por exemplo, já tem algumas novas cervejas quase que 30 gramas por garrafa.

Então, algumas pessoas que seriam mais sensíveis, poderiam ter a pancreatite crônica ou pancreatite aguda, com uma dose muito pequena, como uma ou duas garrafas de cerveja. Tomando diariamente, por um período, enquanto o cigarro daria o câncer de pâncreas, também por um período de exposição prolongada.

Saber qual é pior é difícil, os dois são muito ruins. Portanto, é melhor não fumar e beber socialmente, eu acho que o efeito seria muito menos deletério para o organismo se não fumar e ter uma ingestão de álcool em doses pequenas, que não fosse maior do que essas que eu já falei.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!