Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

A pangastrite pode causar hemorragia gástrica?

A pangastrite é uma condição que envolve a inflamação de toda a mucosa gástrica, afetando diversas áreas do estômago. Essa inflamação pode estar relacionada a diversos fatores, como o uso prolongado de certos medicamentos, infecções, ou outros irritantes gástricos.

Neste post, exploraremos uma consequência da pangastrite, rara, mas real, de causar hemorragia gástrica em situações específicas. Confira!

A hemorragia gástrica pode ser causada pela pangastrite?

É muito raro, mas pode sim, principalmente se essa pangastrite for associada ao uso de alguns medicamentos que podem levar a hemorragia digestiva alta, por uma úlcera ou por uma pangastrite.

Que remédios podem causar isso?

Os medicamentos mais comuns são os anti-inflamatórios não hormonais, que são esses anti-inflamatórios que a gente usa corriqueiramente no dia a dia, mas que em algumas pessoas sensíveis ou usam de forma contínua pode levar a uma irritação crônica com sangramento. A aspirina, assim como uma série de outras medicamentos que são muito irritantes ao estômago, também podem levar a esse problema.

Cuidados na UTI

Sangramentos causados pela pangastrite são mais frequentes nas UTIs, tanto é que hoje,  nas UTIs, é obrigatório o uso de fármacos protetoras em todos os doentes internados, porque podem formar pequenas erosões, gastrite, ou úlceras que levam ao sangramento e com graves consequências.

Em função disso, as pessoas na UTI recebem preventivamente medicações para evitar essas intercorrências do sangramento, causado por droga, estresse, ou pressão baixa prolongada, etc.

Apesar de ser um problema raro no dia a dia e muito pouco frequente, é preciso estar atento se o paciente estiver internado em UTI ou tomando medicamentos por queda de pressão com uso de remédios vasoativos, pois pode sim sofrer uma hemorragia.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down