Sabe quando surgem dolorosas cólicas acompanhadas de náuseas, vômito e até mesmo febre? Apesar de parecerem sintomas de alguma outra patologia, esses podem ser sintomas de pedra na vesícula, uma condição que deve ser devidamente tratada para evitar complicações maiores.
Mas, o que pode levar um indivíduo a ter pedra na vesícula? E qual seria o tratamento adequado? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Acompanhe!
Pedra na Vesícula: o que é?
A vesícula biliar é uma bolsa pequena e de cor esverdeada. Está localizada no lobo inferior direito do fígado e apresenta conexão com o duodeno. Seu papel é armazenar e concentrar bile, que é importante no processo de digestão de gordura.
Quando ocorre um desequilíbrio nesse processo, sais biliares mais espessos se acumulam e podem formar cálculos – as chamadas pedras na vesícula.
Quais as possíveis causas de Pedra na Vesícula?
A formação de cálculos biliares possui relação com a alimentação rica em carboidratos e gordura, junto a precipitação de sais biliares e o colesterol. Mas, além disso, existem alguns outros fatores que podem contribuir com o surgimento da pedra na vesícula, entre eles:
- Colesterol elevado (LDL ruim);
- Redução do HDL (bom);
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Pouca ingestão de fibras;
- Período pós-gestação;
- Hipertensão;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Genética.
Os cálculos biliares podem ter dimensões muito pequenas e passarem despercebidos pelo tubo digestivo. Ou podem ter tamanhos significativos, gerando diversos sintomas.
E quais são os sintomas de Pedra na Vesícula?
Além das cólicas, febre e náuseas como dissemos anteriormente, a pedra na vesícula também pode provocar dores ao lado direito do corpo, mais precisamente na parte superior do abdômen.
Essa dor tende a se manifestar após as refeições, pois é nesse momento que a vesícula necessita liberar a bile. Se houver cálculos em seu interior ou os ductos biliares estiverem obstruídos, ocorre uma pressão maior para a passagem do líquido, desencadeando a dor.
Outros sintomas associados a obstrução de ducto biliares por cálculos são:
- Escurecimento de urina;
- Fezes esbranquiçadas;
- Icterícia;
Vale ressaltar que, se o ducto biliar permanecer muito tempo sob obstrução devido ao cálculo, os tecidos inflamam e o quadro pode se agravar por conta da proliferação de bactérias na região.
Qual o tratamento para Pedra na Vesícula?
O método mais comum e indicado para tratar o problema é a cirurgia, realizada por laparoscopia. São feitas 4 pequenas incisões, uma por onde passamos a câmera e as outras por onde passamos as pinças. A vesícula é retirada por uma dessas incisões.
É importante lembrar que a remoção da vesícula não oferece problemas para o paciente. Isto porque a bile continuará a fazer o seu processo, só que agora partindo do fígado direto para o intestino.
E claro, durante o período pós-cirúrgico, devem ser evitados os alimentos gordurosos para não haver diarreia e manter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras.
Pedra na vesícula é um problema bastante incômodo e doloroso. Por isso, ao notar algum sintoma, consulte imediatamente o médico.
Possui outras dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo.
Compartilhe com seus amigos e siga minha página nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos conteúdos!