A cirurgia bariátrica tem forte relação com o emocional que está associado ao comportamento compulsivo.
O pré-operatório da Cirurgia Bariátrica
Obviamente que cada pessoa tem a sua maneira de conviver com os problemas de ansiedade. E algumas dessas pessoas recorrem à alimentação excessiva com forma de escape.
Apoio psicológico
Para realizar a cirurgia bariátrica nesses pacientes, é preciso ter apoio de equipes que façam uma avaliação psicológica e analise se o doente está pronto para deixar de utilizar a sua via de escape. Isso porque essa via será retirada com a cirurgia.
Apoio nutricional
Junto com o suporte psicológico, é importante que também se tenha acompanhamento com nutricionista para explicar que a compulsão alimentar deverá ser trocada, por exemplo, por algum tipo de atividade física.
Vemos muitos pacientes obesos que se tornam atletas ao derivar a ansiedade e estresse fazendo esporte. Essa atitude diminui a gordura, desenvolve a cadeia muscular, e ainda melhora a alimentação e a parte física.
Tratamento com medicamentos
Em outros casos, é possível que o psicólogo faça um tratamento, mas ache que a compulsão alimentar necessita de um suporte com medicamentos, indicando para o psiquiatra que é capaz de indicar remédios mais fortes capazes de tirar a ansiedade.
A perda de peso
Independente da via que será utilizada, sabemos que é um trabalho que pode demorar meses e a perda de peso facilita a vida do cirurgião e do paciente no pós-operatório imediato.
Os pacientes com IMC muito alto e que conseguirem perder de 6 a 10 kg antes da operação, ajudarão o cirurgião a trabalhar com mais desenvoltura e rapidez durante o processo cirúrgico porque será criado mais espaço dentro da barriga, e consequentemente, o resultado será melhor.
Além disso, o paciente consegue diminuir a pressão dentro da barriga com a perda de peso e o pulmão ventila melhor. Portanto, é um esforço que vale a pena e vai ajudar o paciente a ter um pós-operatório mais tranquilo.
Técnicas para Cirurgia Bariátrica
Existem algumas técnicas operatórias que não são mais recomendamos e outras que proporcionam maior segurança para o paciente, que é o caso do sleeve e by-pass. Porém, essas duas técnicas são aplicadas de acordo com cada caso.
A cirurgia bariátrica, quando feita por cirurgiões treinados, costuma demorar entre 1 e 2 horas. E, atualmente, o resultado é muito bom e muito tranquilizador, salvando muitas pessoas de complicações maiores.