O baço é um órgão de tamanho médio, localizado na parte superior esquerda do abdômen, sendo importante para filtrar o sangue e fazer a remoção de glóbulos vermelhos lesionados. Mas afinal, é apenas essa a função do baço?
No post de hoje, falaremos mais sobre o baço, suas funções e as melhores formas de mantê-lo saudável. Continue nos acompanhando para descobrir!
Anatomia do baço
Conforme dissemos, o baço está localizado na parte superior esquerda da região abdominal, mais precisamente, atrás e ao lado do estômago e debaixo do diafragma.
O órgão mede cerca de 10 a 15 cm, semelhante a um punho cerrado, protegido pelas costelas.
Anatomicamente, o baço apresenta o polo superior e o inferior, assim como as margens anterior e posterior. Medialmente o hilo esplênico de onde saem e entram a veia e a artéria esplênica.
Além disso, também está dividido em duas partes, consideradas como principais: a polpa vermelha e a branca, com funções diferentes e formadas por tecido esponjoso.
A polpa branca é formada por tecidos linfoides, que produzem os glóbulos brancos, isto é, os linfócitos T e B, responsáveis pelo sistema imunológico do organismo.
E a polpa vermelha engloba todo tecido sanguíneo, responsável por filtrar o sangue e remover as partículas estranhas.
As principais funções do baço
São várias as funções exercidas pelo baço, todas muito importantes. Entre as principais, podemos destacar:
Produção de glóbulos vermelhos
Em geral, o baço pode produzir (raramente) esse tipo de células do sangue, quando existem problemas com a medula óssea (local principal de produção).
Remoção de glóbulos vermelhos lesionados
Como dissemos, o baço funciona, basicamente, como um filtro. O mesmo é capaz de detectar os glóbulos que, ao longo do tempo, se tornaram ‘velhos’ ou já estão danificados, e os remove para que outros (mais novos) possam substituí-los.
Produção de linfócitos
Essas células fazem parte de glóbulos brancos. Desta forma, ajudam o sistema imune a combater determinadas infecções.
Armazenamento de sangue
O baço acumula aproximadamente 250 ml de sangue, colocando-o de volta no corpo, sempre que acontece alguma hemorragia.
Remove vírus e bactérias
O baço acumula aproximadamente 250 ml de sangue, colocando-o de volta no corpo, sempre que acontece alguma hemorragia.
O que pode causar dor no baço?
Geralmente, as alterações que causam dor no baço e o aumento do mesmo, são provocadas por alguma doença hematológica ou hepática, entre outras.
Um exemplo é uma doença chamada mononucleose, que faz com que o órgão tenha que produzir um número maior de linfócitos para combater a infecção, causando aumento e inflamação.
Assim sendo, também existem outras doenças que podem comprometer o funcionamento e causar dor no baço. São elas:
- Cirrose;
- Linfoma;
- Distúrbios nos órgãos linfáticos;
- Câncer;
- Anemia;
- Hepatite;
- Leucemia.
Além disso, a dor intensa também pode indicar a ruptura do órgão, que pode ocorrer principalmente após acidentes na barriga ou pancadas fortes.
Neste caso, é importante consultar um médico o mais rápido possível, pois pode surgir uma hemorragia interna que oferece risco de vida.
Como manter o baço saudável?
Para manter o baço saudável, deve-se mastigar bem os alimentos para torná-los mais macios e fáceis de digerir. O ideal é sentar-se para fazer as refeições, para não comprimir os órgãos e dificultar o processo digestivo.
Não se deve comer em excesso, para que o corpo possa digerir bem os alimentos. Isto porque, com o tempo, comer demais pode enfraquecer o órgão.
Dê preferência para alimentos saudáveis e dieta equilibrada. Vegetais de raiz, batata doce e verduras folhosas são nutrientes essenciais para o baço. Além de cenoura, abóbora, maçã, gengibre, cevada, arroz e alho.
Por fim, beba pouco líquido durante as refeições, e para reduzir a fermentação digestiva, separe as frutas e alimentos que contém açúcar da sua refeição principal.
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
E você, já conhecia essas funções do baço? Tem alguma outra dúvida com relação a este assunto? Conte-nos deixando um comentário abaixo!
Compartilhe o conteúdo e até a próxima!