Somente quem sofre com gastrite sabe: essa dor causa um incômodo terrível! Muitas vezes, a dor é tão grande que atrapalha até mesmo o rendimento das atividades diárias, e dependendo do grau do problema, a pessoa se sente incomodada até mesmo quando ingere algum alimento que, até então, não parecia prejudicial. Neste post, listamos 5 simples atitudes que podem ajudar a evitar a gastrite. Acompanhe!
Prevenindo a gastrite
É muito importante evitar a gastrite, até mesmo quem nunca sentiu nenhum sintoma relacionado a ela, pois essa é uma inflamação que acomete as paredes internas do estômago, e quando não tratada rapidamente e de forma correta, pode causar úlceras, que em alguns casos, pode ser letal.
Desta forma, é possível reduzir as chances de gastrite, e quem já convive com o problema, diminuir as dores através de algumas simples ações. Confira a seguir!
1 – Dispense todo tipo de comida que aumente a acidez estomacal
A ingestão de alimentos ácidos podem juntamente com a produção de ácido clorídrico pelo estômago irritar e inflamar cada vez mais as paredes do mesmo e assim levar a inflamação e a conhecida gastrite.
2 – Procure mastigar bem os alimentos
A mastigação é algo muito importante para manter o processo digestivo adequado, evitando que o organismo necessite de uma quantidade maior de suco gástrico para esse processo. Daí a importância de mastigar bem os alimentos, para reduzir as partículas do bolo alimentar e facilitar a digestão.
3 – Tente fazer várias refeições ao dia
O suco gástrico é secretado pelo estômago, o tempo todo! Se ele estiver vazio, a mucosa é ‘atacada’, e isso pode causar a gastrite. Neste caso, o ideal é fazer de quatro até cinco refeições ao dia (ou seja, se alimentar a cada 2 a 3 horas) em pequenas porções, e optar por uma bolacha de água e sal ou maisena, por exemplo.
4 – Evite bebidas que podem irritar o estômago
Existem algumas bebidas que podem irritar a mucosa estomacal, por isso, pessoas que já possuem gastrite devem evitá-las ao máximo, e aquelas que não têm, devem ingerir com menos frequência. O café é uma das bebidas que devem ser evitadas, pois agride a mucosa, e faz com que o estômago não consiga se proteger dos efeitos do ácido gástrico. Assim como bebidas alcoólicas e sucos cítricos.
5 – Mantenha um cuidado com as medicações
Muitas pessoas utilizam medicamentos com frequência, em excesso. O problema é que existem alguns, tais como anti-inflamatórios não hormonais, que podem atrapalhar a produção de muco estomacal. Desta forma, deve-se controlar o uso desses medicamentos, evitando assim o surgimento de gastrite.
Vale lembrar que, em caso de náuseas, dor no estômago ou queimação, é importante consultar o médico gastroenterologista para indicar o melhor tratamento!
Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:
Gostou das dicas do post de hoje? Deixe seu comentário abaixo!